• Carregando...
Esquerda tem zero de compromisso com os fatos: o caso de Marcio Pochmann
| Foto:

Escrevi essa semana sobre como é fácil ser de esquerda, bastando não ter honestidade. O esquerdista é aquele que repete slogans prontos, monopoliza os fins nobres e acusa os outros pelas lambanças que fez. Tivemos um ótimo exemplo disso nesta quinta, num artigo de Marcio Pochmann, aquele que partidarizou o Ipea.

Pochmann segue toda a cartilha comuna, atacando o atual governo (do vice do PT) de ser “o paladino dos ricos”, e detonando o economista tucano Samuel Pessôa (o que comprova que não adianta ser educado, moderado ou social-democrata para evitar ataques chulos de socialistas). Em meio a tantas mentiras, surge essa pérola da cara de pau:

Os dois anos de governo Temer indicam que —ao contrário do conjunto da sociedade— são fundamentalmente os bancos que acumulam lucros extraordinários (os três maiores bancos privados tiveram lucro líquido de R$ 53,8 bilhões em 2017, 15% superior ao de 2016).

Então quer dizer que o lucro dos grandes bancos aumentou um pouco durante o atual governo? E quer dizer que isso comprova que Temer é o “paladino dos ricos” contra o “conjunto da sociedade”? Ok, vamos aceitar a tese, a premissa, a lógica. Então que tal ver como foi o lucro dos bancos no governo petista?

Os bancos lucraram 279,9 bilhões de reais durante todo o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra 34,4 bilhões de reais durante mandato de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, ou seja, oito vezes mais. Os números constam em levantamento feito pelo jornal Valor Econômico com base em dados dos 50 maiores bancos, mas que não incluem o primeiro semestre do governo FHC.

O Valor Econômico analisa ainda outro indicador que, segundo a reportagem, pode comparar com mais precisão os balanços nos dois períodos. Considerando a rentabilidade média sobre o patrimônio líquido, os bancos continuam ganhando mais no governo Lula, cujo indicador é de 20,1%, do que no FHC (7,04%). Ele mede o quanto os bancos estão tendo em retorno sobre o capital que investiram (patrimônio).

Percebem como o discurso petista muda de acordo com os interesses? Notaram como ser petista significa ser um tremendo de um cara de pau sem qualquer compromisso com os fatos e a verdade? E entenderam que os tucanos, ao serem educados demais com esses canalhas mentirosos, achando que se forem gentis serão tratados com respeito, acabam comprovando só sua pusilanimidade?

Tem que esfregar a verdade na cara de pau desses safados! Tem que entender, de uma vez por todas, que ser petista é sinônimo de ser mentiroso, distorcer fatos, fazer campanha partidária o tempo todo, sem se importar com o debate sério, com o país. Não dá para tratar essa gente como se eles estivessem interessados em debater de verdade, pois claramente não estão.

São como os ladrões que gritam “pega ladrão”. Foram umas mães para os banqueiros e agora, como se não tivessem governado para os banqueiros há tão pouco tempo, assumem discurso de oposição purinha que acabou de surgir em cena. Que cambada de vagabundos!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]