• Carregando...
Haja paciência para Armínio Fraga aturar o PT! Ou: Derrubando os mitos petistas
| Foto:

Já estive com Armínio Fraga algumas vezes e sempre me pareceu uma pessoa calma, elegante, tranquila. Mas acho que ele deve, no fundo, ser mais que isso. Tem que ter sangue de barata e muita paciência budista para aturar a turma do PT com a postura impassível de Armínio.

Vejam só o que Guido Mantega disse, por exemplo: “Tem um candidato que era presidente do Banco Central e que não entregou a meta de inflação”. Qualquer um teria subido nos tamancos e saído do sério. Armínio pegou uma crise internacional cujo epicentro eram os países emergentes, e teve de administrar o pepino, o que fez com habilidade.

Escutar calado um “pito” do ministro que, tendo administrado a economia durante a maior fase de bonança para países emergentes das últimas décadas, entregou apenas estagflação, é mesmo dureza! Mantega e seu PT foram contra a Lei de Responsabilidade Fiscal e a meta de inflação com um BC autônomo para persegui-la, o que condenam até hoje, diga-se de passagem. É preciso muita cara de pau mesmo para criticar os tucanos por não cumprir o tripé macroeconômico.

Mas Armínio, com perfil de lorde britânico, responde às difamações petistas com luva de pelica. Foi o caso em artigo publicado hoje na Folha, em que derruba os mitos do PT. Diz ele:

Não é de hoje que o PT adota uma retórica agressiva e populista para marcar suas posições. Em tempos de campanha, esta prática se radicaliza, adquirindo tons cada vez mais berrantes, e chegando frequentemente a se desentender com os fatos. Abaixo alguns exemplos.

O primeiro mito, mencionado em entrevista na televisão pela própria presidente Dilma, é que a culpa do baixo crescimento é da economia internacional. Não é verdade. Nos governos FHC e Lula, o Brasil cresceu a taxas médias muito próximas das da América Latina. Para os anos Dilma, o crescimento projetado está 2% ao ano inferior ao da região, o que demonstra que não foi problema externo, foi interno mesmo.

O segundo diz que “basta estimular a demanda e o resto se resolve”. Não tem sido bem assim. Falta investimento, vítima de preconceitos ideológicos e má gestão. A produção e a importação de bens de capital afundaram nos últimos meses. A infraestrutura virou uma barreira ao crescimento. O investimento está flutuando em torno de 18% do PIB há anos, valor insuficiente para acelerar o ritmo de crescimento. É preciso elevar este porcentual a 24% até 2018, que é a nossa meta.

E segue derrubando outros cinco mitos absurdos, com fatos e argumentos, aquilo que o PT mais detesta na vida. O último mito a ser refutado talvez seja o mais patético: o de que os tucanos “quebraram o país” e eles, os petistas, “pagaram o FMI”. O empréstimo tomado junto ao FMI teve como um dos objetivos acalmar os mercados e garantir uma transição suave, pois os investidores estavam tensos com… a chegada do PT!

É muita inversão, muita canalhice, muita cara de pau. Monta-se uma grande mentira usando-se meias verdades ou fatos muito distorcidos. Armínio Fraga conclui: “O populismo e a mentira são inimigos da democracia e da boa política. Temos que melhorar a qualidade do debate público, que deve ser baseado em fatos e dados.”

Concordo. Mas com o PT do lado de lá isso é simplesmente impossível! E digo isso às claras, de forma direta, primeiro porque não sou político nem tenho partido; segundo porque faltei às aulas de budismo para ter a paciência infinita de Armínio Fraga. O PT se apropria dos acertos que não tem mérito e joga para ombros alheios os erros que tem responsabilidade. O PT dá nos nervos e tira qualquer pessoa séria do sério…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]