• Carregando...
No Domingo de Páscoa, uma reflexão sobre o Domingo de Ramos
| Foto:

Por Adolfo Sachsida, publicado pelo Instituto Liberal

Na missa de domingo de Ramos uma passagem ficou em minha cabeça: Jesus chega no domingo em Jerusalém e é recebido com festa. O povo coloca ramos no caminho em sinal de respeito e carinho. Cinco dias depois, na sexta-feira santa, era crucificado. E três dias depois, no domingo de Páscoa ressuscitava.

Essa lição calou fundo em mim, pois assim é a vida. Da alegria à morte na cruz foram apenas cinco dias. Da morte na cruz à glorificação se passaram três dias. Muitos dos que estão lendo esse texto estão passando por momentos difíceis, a vocês compartilho meu pensamento: amanhã será outro dia. Talvez pior do que hoje, e talvez você esteja em sua via sacra. Talvez você esteja morrendo aos poucos, a cada dia uma derrota nova, uma nova decepção. Sofrimento é um período difícil, mas são nesses momentos que podemos encontrar do que realmente somos feitos. São nesses momentos que nossa grandeza tem chance de brilhar. Mas, por mais forte que você seja, lembre-se que Jesus também caiu quando carregava sua cruz.

Jesus caindo e se levantando com o peso da cruz, as pancadas extras dos que batiam apenas pelo prazer de bater, o total absurdo de se crucificar alguém sem crimes. A paixão de Cristo se repete em nossas vidas de maneira mais suave, mas constante. Saiba que existe alguém que pode te ajudar nessa caminhada, um norte a seguir, uma razão de ser de tudo que está acontecendo.

Certa vez perguntaram a um sapo que havia passado toda sua vida no fundo de um poço: Sapo, o que é o céu? Ao que o sapo deu sua famosa resposta: o céu é um buraco em meu telhado. Sim, era isso que o sapo podia concluir com seus olhos. O que escapava ao sapo é que além de seus olhos, aquilo que não podia por ele ser observado, é que o céu é muito mais do que um buraco em seu telhado.

Tal como o sapo, as vezes tiramos conclusões apenas com as informações que somos capazes de enxergar. Mas lembrem-se, o céu é muito mais do que um buraco em nosso telhado. Lembre-se de que existe um mundo todo invisível aos olhos. Esse mundo invisível nos dá mostras diárias de sua existência, mesmo sem vê-lo você certamente é capaz de senti-lo.

Toda vida humana é sagrada, sua vida tem um propósito. Seu sofrimento tem um sentido maior, mesmo que nos pareça absurdo, mesmo que nossa cruz seja absurdamente pesada, lembre-se de que mesmo Jesus caiu. O exemplo Dele não é sobre não cair, Seu exemplo é sobre sempre se levantar. Em uma semana Jesus foi da alegria da chegada a Jerusalém à morte na cruz, e dali a ressurreição e à glória eterna.

Não desista, você é importante, sua vida tem significado, seu sofrimento tem sentido e, acima de tudo, lembre-se: você não está sozinho. A Páscoa é a lembrança constante Daquele que venceu a morte, Daquele que nos prometeu que existe algo além desse mundo, algo além de nossa visão. Feliz Páscoa, e não tenha vergonha de dizer: Creio em Deus Pai todo poderoso…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]