• Carregando...
O general Mourão defendeu mesmo uma intervenção militar golpista?
| Foto:

A fala do general Mourão sobre uma eventual “intervenção militar” gerou muita polêmica e celeuma, e foi um prato cheio para a esquerda, que logo aproveitou para resgatar a narrativa dos anos 1960. Até hoje não resta muito mais à esquerda do que bancar a vítima de terríveis militares que impuseram uma ditadura cruel do nada, enquanto eles, os socialistas, lutavam pela democracia e a liberdade. Uma piada de mau gosto, claro, mas que ainda vale em certos círculos, e serve até de tema para novelas.

Em entrevista a Pedro Bial, o general Villas Boas explicou melhor a fala de seu colega de Exército, inclusive sob uma tentativa de pressão do apresentador global que claramente pedia algum tipo de punição ao general Mourão. Vejam um trecho:

Após estas explicações, fica mais fácil entender que falar em “intervenção militar” não é sinônimo de pregar um golpe contra a democracia, e sim de lembrar que, na própria Constituição, um dos papeis fundamentais das Forças Armadas é justamente proteger as instituições democráticas, se os três poderes fracassarem nisso e levarem ao caos institucional. Ninguém disse que já chegamos lá, mas sim que, se isso acontecer, os militares poderão ser convocados a agir, não contra a Constituição, mas de acordo com ela.

Leandro Ruschel também se manifestou em defesa do teor da fala do general:

O General Mourão afirmou o óbvio: se todos os poderes estiverem podres e não funcionarem mais, cabe às Forças Armadas defenderem o Estado de Direito.

Na verdade, o Brasil só não virou a Venezuela justamente porque as Forças Armadas ainda não foram completamente dominadas pela esquerdalha. Então, agradeça a sujeitos como Mourão por não estar revirando lixo em busca de comida e tomando tiro de policial na rua ao reclamar.

Ou alguém acha que os petralhas não implementariam uma ditadura caso tivessem os meios para tal?

Pergunta retórica, sem dúvida. Sabemos a resposta. Os petistas desejam e tentaram implantar no Brasil o mesmo modelo venezuelano, cujo ditador ainda defendem abertamente, apesar de tudo. Para essa corja, a democracia é apenas uma farsa para tomar o poder, nada mais. Em “autocrítica”, os petistas concluíram que falharam justamente ao não aparelhar mais ainda as instituições, a começar pelas Forças Armadas.

É alvissareiro, portanto, que o alto comando do Exército não tenha medo de repetir o óbvio: as Forças Armadas não vão se intimidar diante de discursinho enganoso dos verdadeiros golpistas. Se for preciso entrar em ação para salvar a própria democracia, então deixam claro que o fariam. E é exatamente o que o povo decente quer ouvir. É um recurso de última instância, mas que precisa estar lá, disponível e preparado, até para intimidar os golpistas com disfarce democrático.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]