• Carregando...
Fonte: GLOBO
Fonte: GLOBO| Foto:

Deu no GLOBO:

Quase oito meses após a instalação da CPI da Petrobras, criada para investigar o escândalo de corrupção revelado pela Operação Lava-Jato, o relator da comissão, Luiz Sérgio (PT-RJ), apresentou nesta segunda-feira um parecer final em que ataca os delatores do esquema, culpa empreiteiras e isenta políticos de responsabilidade pelo cartel instalado na estatal. O documento diz que não há provas contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, mesmo após a revelação de que ele mantém contas não declaradas na Suíça, que teriam sido abastecidos por recursos desviados.

O documento também isenta a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e os 62 políticos envolvidos nas investigações da Lava-Jato.

Para Luiz Sérgio, a Petrobras foi vítima de um cartel de empreiteiras que contaram com a complacência de funcionários da companhia. Os parlamentares citados no esquema ficaram de fora com o argumento de que a CPI não é Conselho de Ética. O relator fez ainda ataques à Lava-Jato, criticando o “excesso de delações premiadas”.

Parece piada, e é mesmo, só que de muito mau gosto. A tese de que a Petrobras foi vítima de empreiteiros gulosos, diga-se de passagem, foi alimentada até mesmo por Sergio Moro, que nunca deu a prioridade necessária para o verdadeiro culpado: o PT, que montou um esquema de quadrilha na estatal. Quem comandava o show? De quem vinham as ordens? Responder isso é identificar o legítimo “chefe”, o capo da máfia.

O PT brinca com fogo, cuspindo na opinião pública, abusando do escárnio, ridicularizando todos com um mínimo de bom senso. Vejam quem é Luiz Sérgio, só para se ter ideia das coisas que o sujeito diz por aí. Vejam o que ele disse para defender o então colega André Vargas, cujo gesto indecoroso diante do presidente do STF mostrava o desprezo petista pelas nossas instituições republicanas:

Vários petistas endossaram tal postura antiética e anti-republicana na época. O PT precisa ser eliminado da política nacional, pois não respeita a própria democracia, as regras do jogo, as instituições. Ou o Brasil se livra do PT, ou o PT acaba de vez com o Brasil.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]