• Carregando...
Para Verissimo, o pobre é pobre porque o rico é rico
| Foto:

Nelson Rodrigues tinha suas obsessões. Por exemplo, D. Hélder, o arcebispo que colocava Marx muito à frente de Cristo. Ou Dr. Alceu, ícone da esquerda festiva de sua época. Logo, posso ter minhas obsessões também. Verissimo é uma delas.

Não adianta: por mais que tente fingir que ele não existe, abro o jornal, seja do Rio, São Paulo ou Porto Alegre, e lá está ele, perseguindo-me. Assim eu sinto, ao menos. É que me sinto perseguido pela desonestidade intelectual da esquerda caviar, minha verdadeira obsessão.

Hoje não poderia ser diferente. Verissimo é daqueles que nunca decepciona. Basta esperar o pior. Vejam que até começou bem a coluna, falando da sorte na vida das pessoas. De sorte o homem entende: nasceu filho de um grande escritor, teve do bom e do melhor, viajou pelo mundo, desfrutou do conforto que só o capitalismo pode oferecer.

Mas, logo depois de lamentar a falta de sorte de quem nasce em países muito pobres e, desesperados, tentam a sorte se aventurando para chegar ilegalmente nos países ricos, Verissimo mostrou porque é Verissimo: culpou… os ricos por tal situação! Isso mesmo: o pobre é pobre porque o rico é rico. Vejam com os próprios olhos, se duvidam de mim:

Assim essas cenas que se vê, de barcos precários lotados de imigrantes ilegais da África arriscando a vida para chegar à Europa, ou mexicanos sendo caçados na fronteira ao tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos, entre outras imagens de desumanidade e desespero, são cenas de uma tragédia recorrente e sem solução, mas uma tragédia com mais significados do que os que aparecem. Representam graficamente, didaticamente, a desigualdade entre nações pobres e ricas, que seria apenas outro fatalismo irredimível se a desigualdade não fosse deliberada, cultivada por nações ricas que muitas vezes estão na origem histórica da miséria dos pobres.

Entenderam? O México é pobre não por causa do PRI que ficou 70 anos no poder com políticas centralizantes e esquerdistas, ou por causa da estatal Pemex monopolizando o setor de petróleo e expulsando os estrangeiros. Tampouco por causa do fracasso da política de combate aos traficantes. É porque os Estados Unidos “exploram” o México!

Quando os consumidores compram bilhões em produtos mexicanos, via o acordo de livre comércio do Nafta, isso é terrível para os mexicanos! Os mesmos que dizem isso, não custa lembrar, alegam que Cuba é miserável pelo motivo oposto: não é “explorada” pelos ianques! Hei, não vamos cobrar coerência da esquerda, né?

Àqueles que culpam os ricos ocidentais pela pobreza do resto do mundo, recomendo esse meu texto, que refuta sem dó nem piedade essa falácia, muito cômoda para as elites corruptas dos países pobres e para a esquerda caviar culpada e antiamericana. Mas os argumentos valem apenas para quem aceita refletir com honestidade sobre os fatos.

Para os outros, como Verissimo, não tenho o que recomendar. Apenas que continuem escrevendo baboseiras nos grandes jornais, para que eu possa alimentar minha obsessão e não cair em crise de abstinência…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]