• Carregando...
"Pedalada fiscal" é crime e pode levar a impeachment de Dilma
| Foto:
Essa pedalada pode, a outra é crime!

Erros seguidos de projeções econômicas, com uso de parâmetros, em geral, otimistas, elevaram artificialmente as previsões de receita do orçamento federal e deram origem às manobras usadas pelo governo Dilma Rousseff para fechar suas contas, as chamadas “pedaladas fiscais”.

É o que aponta o relatório sobre as contas de 2014 que será votado nesta quarta-feira (17) pelo Tribunal de Contas da União, principal órgão externo de fiscalização dos gastos do governo federal.

De acordo com o trabalho do TCU, em quatro anos a diferença entre o que se projetou e o que de fato entrou no caixa foi de R$ 251 bilhões.

O relator do processo no TCU, ministro Augusto Nardes, vem dando sinais de que pode recomendar ao Congresso que as contas de Dilma Rousseff sejam reprovadas, sob alegação de que o governo escondeu diversas dívidas, estimadas em R$ 256 bilhões.

Se a decisão do TCU nesta quarta for desfavorável ao governo, o julgamento abrirá caminho para a rejeição das contas de Dilma no Congresso, um processo que pode levar anos, e oferecerá novos argumentos para os líderes da oposição que defendem o impeachment da presidente.

Caro leitor, imagine que você tenha pegado um financiamento no banco. Com base em suas estimativas de faturamento no ano, você gastou xis. Ocorre que suas receitas foram bem menores, pois você não passava de um Poliana, de um Pangloss que enxergava o mundo sistematicamente com lentes cor de rosa e tomava um Prozac toda manhã. Aí você não tem, claro, recursos para honrar com sua dívida. O que você faz? Simula falsas receitas!

É o que o governo Dilma fez, com truques rudimentares como operações de crédito entre o governo e o banco estatal BNDES. Inflava a receita do governo, mas era uma bolha, um malabarismo contábil, uma maquiagem. Se você tentar esse truque com o banco, você será preso eventualmente, e sem dúvida perderá as garantidas depositadas na hora do empréstimo. Mas o governo acha que pode brincar com isso impunemente. Não pode!

O TCU deve rejeitar as contas do governo Dilma, pois qualquer um que tem um mínimo de conhecimento na área sabe o que foi feito. “Pedalada fiscal” é crime, está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Com isso, aumentam as chances de um impeachment da presidente. Particularmente, acho impeachment pouco. Acho que Dilma e sua equipe de trambiqueiros deveriam ser presos por enganar dessa forma escancarada os brasileiros. Mas aceito a “second best solution”. Fora, Dilma!

Que vá pedalar suas próprias finanças, praticar truques com aquela grana toda que guarda no colchão, mas deixe o dinheiro suado do povo brasileiro em paz! E se Jô Soares acha um absurdo pedir a “cabeça” de uma presidente eleita (com estelionato eleitoral e abuso da máquina estatal), ignorando que o PT fez exatamente isso com Collor e FHC, o problema é dele. Eu já acho um absurdo um humorista decadente se tornar um sabujo, um bajulador de um governo corrupto, incompetente e enganador.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]