• Carregando...
Promoção de filho de Mourão no Banco do Brasil comprova que só há uma solução: Privatize Já!
| Foto:

Antonio Hamilton Rossell Mourão, filho do vice-presidente Hamilton Mourão, será assessor especial do presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes. A promoção foi confirmada pela assessoria do banco.

Com o novo cargo, ele mais que triplicará seu salário, passando a ganhar R$ 36,3 mil por mês. A nova função equivale a um cargo de executivo.

Funcionário de carreira do banco há 18 anos, Rossell Mourão vinha atuando há 11 anos como assessor na área de agronegócio da instituição, ganhando cerca de R$ 12 mil mensais.

Na presidência, Rossell Mourão continuará exercendo a mesma função, mas aconselhando o presidente do banco, Rubem Novaes, diretamente.

A forma como o filho de Mourão subiu na carreira foi considerada inusual por funcionários. A ascensão, segundo eles, costuma ser progressiva. 

Após a veiculação de notícias sobre a nomeação de Rossell Mourão, o vice-presidente declarou ao jornal O Estado de S. Paulo que o filho foi promovido por ter “mérito”. “(Meu filho) possui mérito e foi duramente perseguido anteriormente por ser meu filho”, afirmou Mourão.

O que dizer disso? A promoção é ilícita? Não, não é. Mas é moral? É adequada? Não sei dos méritos do funcionário, mas sei que, na melhor das hipóteses, o timing é péssimo e acende uma luz amarela de alerta.

Digo isso como alguém que comentou hoje mesmo, na Jovem Pan, que a escolha de liberais para o comando dos bancos públicos era uma “second best solution” bem ao estilo de Chicago, escola de Paulo Guedes e de Rubem Novaes, que é não só um colunista do Instituto Liberal, do qual sou presidente do Conselho, como um amigo de velha data.

O que isso tudo demonstra, de forma clara, é que mesmo com gente liberal e boa à frente dessas instituições, a influência política – ou suspeita dela – será um fantasma que jamais vai desaparecer. Não basta à mulher de César ser honesta…

Ou seja, a única solução verdadeira, do ponto de vista liberal, é privatizar as estatais. Privatize Já! Eis a única forma definitiva de acabar com a politicagem ou a suspeita de favorecimento por conta de interesses políticos nessas empresas. No mais, estado não tem mesmo que ser empresário, muito menos banqueiro.

Que alguém como Rubem Novaes seja o presidente do BB é algo positivo, especialmente quando lembramos dos nomes que eram apontados pelo PT. Rubem tem preparo técnico, currículo de peso, foi diretor do BNDES, professor da FGV, e é um liberal de mão cheia. Mas uma andorinha só não faz verão. E um liberal no controle não impede o risco de politicagem.

Não tenho dúvidas de que essas estatais vão melhorar o desempenho sob a gestão desses liberais técnicos no governo Bolsonaro. Mas Bolsonaro não foi eleito apenas para melhorar, e muito menos para ser comparado, do ponto de vista ético, com a quadrilha petista que o antecedeu. Ele veio para mudar essa postura para valer. Não há mais espaço para essa forma velha de política. E fica evidente que a única saída a longo prazo é mesmo privatizar TUDO!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]