Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Quem ganha com inflação baixa?

Por Heitor Machado, publicado pelo Instituto Liberal

O IBGE anunciou hoje a inflação de 2017. O número foi de impressionantes 2.95%, algo muito raro em nosso país. Basta lembrar que há apenas 2 anos, tínhamos mais de 10% de inflação por ano. Os destaques de queda de preços ficaram a cargo dos alimentos. Só o feijão acumulou uma queda de 47% no ano, o que vai impactar muito no valor que cada brasileiro paga para almoçar o tradicional arroz com feijão.

Apesar da maioria dos brasileiros temer (com razão) a inflação, dada a nossa história recente de dezenas, às vezes centenas de pontos percentuais de aumento generalizado de preços, parece que começamos a esquecer o passado. Mas quem é que ganha quando a inflação está baixa?

A resposta para essa pergunta é fácil: todos. Cada brasileiro que consome bens e serviços é beneficiado pela queda de preços. Esse ano com determinado valor eu compro 10 sacos de arroz, no próximo ano eu quero comprar 9 ou 11 com o mesmo valor? Claro que aqui não estou levando em consideração o salário, que aliás também pode ter inflação, mas é uma simplificação aceitável.

Você quer sempre ganhar poder de compra. Há quem diga que “dinheiro não traz felicidade” ou que “vivo bem com o que eu ganho”, mas o fato é que o homem vive para diminuir o seu desconforto todo dia. Mesmo quem quer sair do estresse da cidade e ir para o campo está diminuindo o próprio desconforto. Ainda que financeiramente receba menos dinheiro.

Além disso, a maioria esmagadoras de itens para consumo serão proporcionalmente mais utilizados por quem é mais pobre. O mecânico que ganha perto de um salário mínimo gasta muito mais da sua renda com consumo que o promotor do ministério público com seus nababescos 20 e tantos mil reais.

O controle da inflação é bom para todos, mas é melhor ainda para quem é mais pobre. Então, sempre que você ouvir que é considerável um pouco de inflação, pergunte para a pessoa porque ela deseja que tenhamos menos conforto.

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito