• Carregando...
Manchete no Foro de SP: Cerca de 20 pessoas protestam contra o governo
Manchete no Foro de SP: Cerca de 20 pessoas protestam contra o governo| Foto:

Já estamos acostumados: vemos uma verdadeira multidão de gente nas manifestações, somente para depois ler nas manchetes dos principais jornais que o público presente, segundo os nossos incríveis institutos de pesquisa, foram uma fração da realidade. É um tema importante, pois todo o esforço de mobilizar os manifestantes, sem contar com recursos estatais, acaba parcialmente destruído pela simples manipulação das autoridades e da mídia.

É um tema que Paulo Figueiredo Filho tem batido. Hoje, ele comentou em sua página:

Sobre as manifestações do dia 13/03 (domingo):

1- Teve gente da inteligência do Exército me falando que pelo monitoramento deles teremos 6 MILHÕES de pessoas nas ruas em todo o país. Se o número vai se confirmar ou não, não tenho ideia, mas parece que essa tem tudo para ser a maior da história.

2- Não teremos como saber o verdadeiro número de presentes se formos confiar nas PMs e no Instituto Datafoda-se. Sugeri ao Movimento Brasil Livre um pedido a organismos internacionais isentos para uma contagem independente.

3- O Kim Patroca Kataguiri foi muito simpático e veio no meu perfil contar que o MBL contratou uma tecnologia Israelense para chegar aos números. Não vai adiantar, pois em última instância os números virão do MBL e serão noticiados da seguinte forma: “A PM estimou em 15 mil pessoas em Belo Horizonte. Segundo os manifestantes foram 130 mil pessoas”. A PM passa independência, os organizadores não. Zero de credibilidade e dinheiro mal gasto.

4- Agentes independentes tem tripla função: nos fornecer números acurados; intimidar a manipulação dos números pelas PMs e Datafoda-se; pautar a imprensa.

5- Quer seguir outro rumo? Ótimo. Então depois não vamos reclamar do Datafoda-se dizendo que tínhamos 60 mil pessoas na avenida Paulista, nem da capa do jornal Foro de S. Paulo dizendo que o governo comemora aliviado as manifestações que consideraram “tímidas”, ou das tomadas áreas da Governews focadas onde houver menos gente para a Cristiana Lobo poder dizer com um sorrisão que a participação foi “morna e abaixo do esperado”, combinado? De novo, vamos mobilizar milhões e contabilizar milhares.

Flávio Quintela também endossou a mesma preocupação:

O Paulo Figueiredo Filho tem batido numa tecla das mais importantes em relação à manifestação de domingo: a contagem das pessoas. Ele tem toda a razão quando diz que o MBL devia ter contratado uma multinacional de auditoria independente, uma Pricewaterhouse Coopers da vida, pois só uma empresa desse porte poderia colocar o Datafolha e outros institutos pelegos no chinelo. É uma pena que ninguém da organização o tenha ouvido, e olha que ele falou disso quando ainda havia tempo para tal contratação. Aliás, tendo trabalhado para a PwC no passado, sei que eles atenderiam uma solicitação urgente como essa, pois nunca vi um trabalho ser recusado naquele lugar.

Enfim, sem auditoria externa, já sabemos como serão as manchetes na segunda-feira…

Sabemos: os números reais serão reduzidos significativamente para causar a impressão de que houve menos adesão do que houve de fato. Já que não dá mais tempo de contratar uma auditoria independente, só resta uma saída: encher ainda mais as ruas! Vamos colocar lá 6 milhões mesmo, que aí eles, mesmo mentindo muito, terão de reconhecer pelo menos uns 2 milhões de manifestantes pedindo a cabeça de Dilma…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]