• Carregando...
Reinaldo Azevedo virou advogado do Lula?
| Foto:

É realmente um caso espantoso esse do jornalista Reinaldo Azevedo. Começou como trotskista na juventude, tornou-se um dos grandes críticos do petismo, e agora dedica uns 99% do seu espaço em diversos veículos para atacar a Lava Jato, Sergio Moro e, sim, até defender Lula indiretamente. Claro, tudo sob o verniz do “legalismo”, como se fosse mais legalista do que o falecido “justice” Antonin Scalia, ou como se vivesse na Suíça, e não no Brasil.

Em sua coluna de hoje na Folha, Azevedo prefere fazer críticas ao juiz Moro no depoimento do réu Lula, em completa falta de sintonia com a população brasileira, que viu chocada, indignada, com estômago embrulhado, um cínico jogando a culpa em sua falecida esposa e levantando suspeitas inclusive de psicopatia em profissionais da área. Diz Reinaldo:

Assisti ao depoimento que Lula prestou a Sergio Moro na quarta (10). Ao contrário do que dizem os, serei contido, “apressados”, o que se deu em Curitiba não é nem pode ser um exemplo a ser seguido. A menos que se venha a fazer a escolha pelo terror jurídico. […] Sergio Moro esmagou o devido processo legal com um desassombro inédito em tempos democráticos.

[…] Onde está o busílis? O MPF não conseguiu produzir a prova de que Lula é o dono oculto do apartamento. Documentos de fé pública atestam que ele pertence à OAS. Carlos Fernando, um dos procuradores-estrela, lamentou nesta sexta que Lula não tenha produzido provas contra si… E disse que o MPF fará novas diligências. […] A síntese é esta: o MPF não conseguiu, de fato, a prova material de que o réu é dono do apartamento.

Como disse o advogado Cristiano Carvalho, que participa comigo em uma rede de debates e vinha sendo até então bastante benevolente com o blogueiro da Veja:

Reinaldo Azevedo reclama que o MPF não conseguiu produzir prova material de que Lula é o dono “oculto” do triplex.

Ai, ai, ai.. Reinaldo quer uma escritura em nome de Luis Inácio Lula da Silva? Se tem algo que é obviamente ululante é que justamente em corrupção e lavagem de dinheiro não existe esse tipo de prova material direta, mas outras, indiretas. E o MPF juntou centenas delas.

Daqui a pouco, Reinaldo vai exigir que se apresente recibo, com firma reconhecida em cartório, das propinas.

Pois é, as suspeitas que recaem sobre Reinaldo não param de aumentar, e cada vez menos gente o leva a sério. É pena. O meu ex-vizinho virtual escreve muito bem, sem dúvida. Tem cultura, é óbvio. E foi mesmo um ferrenho adversário do PT. Mas isso está tudo no passado.

Hoje ele parece só se dedicar a atacar a Lava Jato, Sergio Moro, o MPF. Alguns leitores têm uma tese nada lisonjeira sobre suas motivações. Não entro nessa seara, e não sou leviano. Limito-me a constatar o triste fato: Reinaldo Azevedo não é mais o mesmo. E que fique por aí repetindo que é um liberal é algo que me incomoda, e por isso preciso reagir.

Os liberais prezam muito o estado democrático de direito, sem dúvida. Mas não tentam usá-lo como desculpa para a impunidade de notórios bandidos, tentando apelar para um preciosismo que nem o mais legalista na Suíça faria. O espírito da lei, como nos ensina Shakespeare em O mercador de Veneza, precisa ser levado em conta.

Reinaldo está parecendo Shylock, ao insistir que tem direito ao seu naco de carne, pois está escrito no contrato, e não importa que Antonio queira pagar o triplo do que deve. Tudo bem, Reinaldo. Mas cuidado: você terá que tirar a libra de carne sem deixar cair sequer uma gota de sangue. Afinal, nada consta sobre sangue no contrato…

Pela lógica ultralegalista de Reinaldo, até o goleiro Bruno teria que ser solto, pois não há a prova documental do crime, o corpo de Eliza Samúdio. Será que esse hiperlegalismo do escriba vai tão longe? Será que ele vai aplicar a mesma lógica para todos os bandidos presos no país? E ainda pretende fazê-lo em nome do estado de direito?

Reinaldo tem recebido elogios de petistas, e pior: tem celebrado isso, em vez de sentir vergonha, como qualquer pessoa decente deveria (se um petista me elogia, eu fico logo preocupado). Se continuar desse jeito, Reinaldo, vai sobrar apenas petista te elogiando…

PS: A prova de que Reinaldo Azevedo mudou muito pode ser encontrada nesse artigo sobre Dirceu e o mensalão, em que diz: “encontrar as provas periciais da atuação de Dirceu no esquema é mesmo impossível. Os chefes não costumam deixar rastros, não fazem ligações, não mandam e-mails. E, acrescento eu, não deixam, obviamente, atos de ofício. Não adianta buscar memorandos assinados. O que se tem de concreto contra José Dirceu? O testemunho de políticos, de líderes partidários e de empresários que negociavam diretamente com ele. […] Gurgel demonstrou que José Dirceu participou pessoalmente de reuniões que resultaram em empréstimos fraudulentos feitos ao PT pelos bancos Rural e BMG. Assinou algum documento? Não! Há os testemunhos e há os empréstimos fictícios, que buscavam justificar a movimentação de dinheiro das empresas de Marcos Valério, que iam parar nas mãos dos políticos indicados pelo PT”. Pois é, quem te viu, quem te vê…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]