• Carregando...
Ronaldo Caiado ao PT: chega de vitimização!
| Foto:

Uma coisa é condenar o xingamento direcionado a uma presidente que representa – ou deveria representar – uma instituição republicana; outra, bem diferente, é apelar para a vitimização esdrúxula do alvo do xingamento, como fez boa parte do PT e o próprio ex-presidente Lula. Tal distinção foi justamente o tema do artigo de Ronaldo Caiado publicado na Folha hoje.

O deputado rejeita o ato de xingar uma presidente, que considera grosseiro e digno de nosso repúdio. Mas aceita ainda menos a tentativa que os petistas fizeram de transformar o ocorrido em uma vitória política, para explorar de forma oportunista a imagem de “pobre vítima” de Dilma. Não cola, e o ministro Gilberto Carvalho mesmo já reconheceu que é absurdo culpar uma “elite branca” pelo episódio.

Caiado considera um insulto à inteligência do brasileiro acusar uma “elite branca conservadora” pelas vaias e xingamentos. Mas o PT vem há anos fazendo justamente isso: insultando a inteligência do brasileiro. Como lembra Caiado, foi o próprio PT quem sempre cuspiu na figura do Presidente da República ou Governo em geral, desrespeitando o ocupante do cargo com agressões verbais e até físicas (como no caso de Mário Covas).

O que dizer, então, de Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal e atacado quase diariamente pela militância organizada do PT, que até hoje defende oficialmente os criminosos julgados, condenados e presos na Papuda? Barbosa decidiu antecipar sua aponsentadoria, e muitos atribuem isso às ameaças de morte que ele recebeu. Quem estaria por trás de tais ameaças?

Por fim, Caiado lembra que foi a própria presidente Dilma quem misturou a figura de candidata e ocupante de um cargo institucional que representa todos os brasileiros, ao usar a Copa para fazer campanha nas redes de televisão e rádio, com o uso de dinheiro público. Dilma fez uso de palavras pouco republicanas, acusando “inimigos” e ignorando a liturgia do cargo, algo comum quando se trata do PT. Caiado conclui:

Tentam, ao vitimizá-la, ludibriar a opinião pública e fazer com que se esqueça que, por trás das vaias e dos grosseiros xingamentos, existem insatisfações concretas na população, que já se materializaram nas ruas em junho do ano passado.

A economia vai mal, a inflação recrudesce, os juros sobem e a corrupção grassa solta. Os gastos astronômicos e superfaturados das obras da Copa, o inexistente legado e a incompetência em cumprir o prometido comprometeram a imagem do governo e do país, aqui e no exterior, como indicam as pesquisas.

Mesmo assim, numa vã tentativa de iludir a população, eles fingem que essas informações não se referem à gestão deles. Esse é o quadro, inaceitável numa democracia. Não podemos deixar mais esse exercício cínico de vitimologia do PT prosperar. Precisamos desmascará-lo e garantir um regime democrático pleno, sem xingamentos, mas sem mentiras nem vitimização.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]