• Carregando...
Ué, não era culpa da tal crise externa? Ou: Desmascarando Dilma com uma imagem
| Foto:

A presidente Dilma tem repetido ad nauseam que estamos enfrentando dificuldade por conta de uma suposta crise externa, aquela que o ex-presidente Lula garantia ser apenas uma “marolinha”. Há só um detalhe: não está fácil identificar tal crise!

Dilma tem citado o Japão ou a Europa. Oh, really? Vai mesmo escolher a dedo os países em maior dificuldade no epicentro do furacão? Que tal comparar o Brasil com os países emergentes asiáticos? Não quer tanta covardia? Então que tal comparar o Brasil com seus vizinhos latino-americanos?

Ainda acha covardia? De fato, esses países, especialmente os que fizeram a Aliança do Pacífico e abraçaram a globalização, crescem bem mais do que a gente, e com bem menos inflação. Vamos, então, usar os Estados Unidos mesmo, a maior economia do planeta. Se até os Estados Unidos conseguem crescer nesse cenário, por que só o Brasil deveria justificar sua recessão com a tal “crise externa”? Vejam:

PIB Brasil news

PIB EUA news

São chamadas de notícias com apenas um dia de distância. Dados quentíssimos! O gigante americano, com todos os seus problemas, no epicentro do furacão e responsável em boa parte pela crise de 2008, está agora crescendo 4% ao ano, surpreendendo os analistas.

Já o Brasil está com queda de 0,6% no trimestre e 0,9% ano contra ano, também surpreendendo os analistas e especialmente o governo, só que para baixo. Será que Dilma ainda vai ter a cara de pau de acusar os críticos de “pessimismo”? Dessa turma tudo é possível…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]