• Carregando...
Um dia muito triste para a Justiça brasileira… Ou: Sai Barbosa, assume Lewandowski
| Foto:

Deu no GLOBO: Lewandowski assume hoje o comando do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira seus trabalhos, após o recesso de julho, sem o ministro Joaquim Barbosa, que presidia a Corte desde novembro de 2012. O decreto de aposentadoria dele, assinado pela presidente Dilma Rousseff, foi publicado ontem. Com a aposentadoria, o tribunal será presidido pelo ministro Ricardo Lewandowski, que era vice de Barbosa e seu maior desafeto.

A eleição formalizando a escolha de Lewandowski deverá ocorrer na sessão de hoje. O mandato de presidente do STF é de dois anos. A tradição é que o comando da Corte passe para o ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo — no caso, Lewandowski. O segundo mais antigo assume a vice-presidência, papel que caberá à ministra Cármen Lúcia. Lewandowski também passará a comandar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Trata-se de um dia muito triste para a Justiça brasileira, para todos aqueles que valorizam a postura independente da Suprema Corte, para quem entende que é um pilar fundamental da República a separação dos poderes, preconizada desde Montesquieu.

O PT aparelhou toda a máquina estatal, em todas as esferas. A candidata Dilma, ao levar seus ministros para a sabatina na CNI, deu mais um indício de como os petistas misturam governo, estado e partido. O PSDB pediu até a abertura de investigações pela postura da presidente Dilma.

Lewandowski se mostrou, durante todo o julgamento do mensalão, um fiel defensor dos interesses do PT, não do país. É alguém que não goza de credibilidade alguma perante a opinião pública. É o símbolo do aparelhamento partidário na instância máxima de nossa Justiça. Mas, para o PT, ele é o grande defensor dos pobres contra a “elite branca”, representada por Joaquim Barbosa.

Hoje ele assume como presidente do STF. É dia de festa na Papuda. E o Brasil acorda de luto, já sentindo saudade de Barbosa…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]