• Carregando...
Male hand putting coin into a piggy bank
Male hand putting coin into a piggy bank| Foto:

Uma das formas de investimento mais tradicionais entre os brasileiros, a caderneta de poupança vem perdendo adeptos ao longo dos anos.

Segundo pesquisa da Fecomércio/RJ, 7 em cada 10 brasileiros poupam para alguma eventualidade. Outros 10% pretendem usar os recursos para reformar a casa, 6% poupam para comprar um carro e 6% querem gastar as economias com lazer.

Porém, a crise econômica que começou em 2014, no governo Dilma, acabou com os planos de todo mundo. A queda na renda fez com que a poupança registrasse em 2016, pelo 2º ano consecutivo, retiradas maiores que as aplicações. Os saques superaram os depósitos em R$ 40,7 bilhões no ano passado.

Isso mostra que os poupadores tiveram que retirar suas economias para pagar contas, inclusive as de consumo como luz, água, aluguel, supermercado, entre outras despesas domésticas. Se não tivessem poupado, o impacto da crise financeira sobre as famílias seria ainda maior.

Mas a maioria dos brasileiros ainda não compreende a necessidade de guardar dinheiro, e a crise, pelo jeito mais difícil, servirá para abrir os olhos das pessoas sobre a necessidade de saber lidar com o dinheiro e fazer reservas.

Voltando à pergunta do post: vale a pena investir em caderneta de poupança? Respostas no meu curso “Conquiste a independência financeira”, que está com desconto de 15% até sexta no site da Katedra.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]