Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Articulação

Eduardo Bolsonaro incomoda muita gente

Será mesmo que acreditam que Eduardo Bolsonaro vem dando munição para a campanha de Lula? (Foto: Zoltan Mathe / EFE)

Ouça este conteúdo

Deu na coluna da Bela Megale no Globo: "Eduardo Bolsonaro é alvo de ironia e críticas em jantar na casa de Alexandre de Moraes". Pelo que consta, havia até "bolsonaristas" presentes. E todos debochavam do esforço de Eduardo, o "melhor cabo eleitoral" de Lula.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Leandro Ruschel comentou sobre o tema: "Barroso jura que não há abusos no Brasil. Mas como explicar o juiz relator de um processo contra Eduardo Bolsonaro organizar um jantar com políticos e ministros que poderão julgá-lo onde, segundo O Globo, o deputado foi achincalhado? Se houvesse Estado de Direito, só isso já anularia todos esses processos".

Verdade. Mas quero focar em outro aspecto: será mesmo que eles acreditam que Eduardo Bolsonaro vem dando munição para a campanha de Lula? Afinal, essa "tese" se espalha em veículos da velha imprensa e mesmo alguns liberais "sofisticados" acreditam nela. Eduardo, ao articular com o governo Trump sanções para ministros supremos, estaria levantando a bola para Lula cortar?

Ora, se Eduardo Bolsonaro é tão tóxico assim para a direita e ajuda Lula, então melhor deixá-lo como articulador de sanções, não é mesmo? Lula vai ganhar no primeiro turno...

Se depender do Globo, devemos todos acreditar nisso. Diz uma manchete: "Valdemar diz que Eduardo Bolsonaro não tem votos e não respeita o pai". Diz outra: "Divisão da direita opõe clã Bolsonaro e Centrão e afeta definição para 2026". Uma terceira diz ainda: "A maior preocupação de Bolsonaro com os ataques de Eduardo nas redes".

Ao julgar pelas "reportagens", portanto, Eduardo causa enorme estrago na direita e até seu pai estaria preocupado. Mas quando foi que essa turma publicou coisas verdadeiras sobre a direita? Não é justamente a militância que deseja o pior para os conservadores? Ora, se Eduardo Bolsonaro é tão tóxico assim para a direita e ajuda Lula, então melhor deixá-lo como articulador de sanções, não é mesmo? Lula vai ganhar no primeiro turno...

Parece claro que, no fundo, é o contrário. O sistema está incomodado com as sanções e Alexandre de Moraes, se pudesse, já teria prendido Eduardo Bolsonaro. Não cola esse papo de que ele estaria ajudando a campanha lulista e prejudicando a própria direita. Só finge acreditar nisso quem quer a volta da "direita permitida", uma turma tucana que deseja os votos bolsonaristas sem nada de bolsonarismo.

Eduardo já afirmou várias vezes que não está fazendo o que está fazendo de olho em eleições, mas mesmo assim o fruto de seu trabalho de articulação beneficia a verdadeira direita, pois coloca pressão no sistema podre e carcomido. Paulo Figueiredo ironizou: "Tranquilo. O Alexandre também tem sido alvo de ironias nos jantares na casa do Eduardo Bolsonaro. A diferença é que o Eduardo não está sancionado".

VEJA TAMBÉM:

O Departamento de Justiça dos EUA solicitou informações sobre o acordo de leniência da Odebrecht com o governo americano para avaliar se houve omissão e inconsistências na aplicação de políticas do DOJ. Esta revisão pode levar à reabertura do caso Odebrecht, se provadas omissões. Mais pressão para cima do consórcio PT-STF. Mas para certa ala da "direita", isso deve ser ruim, pois dá "munição" ao Lula...

Entre a desonra e a guerra, escolhestes a desonra, e terás a guerra. O alerta de Churchill segue atual para a turma do "apaziguamento". Eduardo Bolsonaro entendeu que é necessário partir para o combate, para o tudo ou nada. Quem quer focar apenas nas eleições de 2026 como se estivéssemos numa democracia normal faz o jogo do sistema. Eduardo incomoda tanta gente ruim justamente porque está fazendo um excelente trabalho!

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.