Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Graças às elites burguesas, não comemos insetos, ratos e morcegos

Ouça este conteúdo

Por João Cesar de Melo, publicado pelo Instituto Liberal

Foram os princípios de liberdade intelectual e econômica originários da elite burguesa cristã nos séculos XV e XVI que possibilitaram que os seres humanos desta parte do planeta construíssem uma sociedade muito mais refinada e desenvolvida que as demais.

O uso de talheres, a etiqueta de educação, a opção por apenas certos tipos de carnes, os cuidados com a higiene de nossos alimentos, de nossos corpos e dos ambientes que frequentamos certamente contribuíram para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de que desfrutamos hoje.

Vieram das elites burguesas dos séculos passados os investimentos que proporcionaram descobertas na física, na química e na medicina.

Toda a literatura anterior ao século 20 foi patrocinada pelas elites burguesas.

Todos os grandes pintores e escultores clássicos só puderam produzir suas obras graças ao mecenato das elites burguesas de suas épocas.

A democracia ocidental é resultado da luta das elites burguesas contra o absolutismo real; e foi esse sistema que possibilitou a consolidação dos princípios de liberdade intelectual, política e de imprensa.

Todo o desenvolvimento de que países orientais desfrutam hoje é resultado direto da influência dos valores burgueses ocidentais.

Muito antes de qualquer papo-furado socialista, já havia incontáveis orfanatos, asilos e hospitais públicos mantidos por instituições religiosas patrocinadas pelas elites burguesas cristãs.

Sociedades fundamentadas nos princípios burgueses cristãos não comem insetos, nem ratos, nem morcegos. Não têm o hábito de arrotar e cuspir na frente das pessoas.

Graças às elites burguesas cristãs, não comemos com as mãos, no chão, nem defecamos de cócoras, como animais selvagens.

A Europa estava destruída no final da 2° Guerra Mundial, mas as elites burguesas conseguiram convencer os governos a gastar fortunas também na recuperação de museus, igrejas, monumentos e no resgate de obras de arte.

É uma herança das elites burguesas passadas que nossas igrejas, monumentos e universidades sejam abertos a estrangeiros. Bilhões de dólares são gastos para manter acervos culturais de povos orientais e africanos que nunca fizeram nada por seus próprios patrimônios.

Também foram os princípios e o dinheiro da elite burguesa ocidental que conseguiram fazer com que países da África, da Ásia e da América do Sul criassem reservas ecológicas.

Se não fossem os princípios burgueses de preservação da natureza, não haveria um único tigre vivo.

Porém, o valor mais importante que herdamos das elites burguesas cristãs é o amor à vida.

Vivemos num planeta com mais de 7 bilhões de habitantes, mas estamos apavorados pela possibilidade de que algumas dezenas de milhares de pessoas morram. Os maiores volumes de recursos destinados à filantropia partem do ocidente cristão. É daqui que sai o dinheiro para salvar vítimas da fome, de tragédias naturais e das guerras noutros cantos do mundo.

Então, nunca se esqueça de que uma das principais bandeiras dos partidos e movimentos de esquerda é o combate aos valores burgueses. Os ataques aos valores burgueses são, sobretudo, ataques à nossa civilidade.

Essa pandemia que nos aterroriza hoje é uma herança dos esforços dos comunistas para destruir a influência burguesa-ocidental na China; o que levou centenas de milhões de seres humanos a tal estado de fome que tiveram que passar décadas comendo qualquer coisa que o estômago pudesse digerir, de insetos a seus próprios filhos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.