Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Blog da Veja

As dez causas do fracasso

Em sua coluna de hoje na Folha, o economista Samuel Pessôa lista dez itens que considera relevantes para explicar nossa atual situação econômica, de perda de dinamismo, com elevada inflação. A produtividade simplesmente se recusa a subir no Brasil, o que impede uma taxa de crescimento maior e sustentável. Eis os dez pontos do economista:

1) mudança no regime cambial e interferência excessiva no mercado de câmbio;

2) tolerância com maiores níveis de inflação;

3) contabilidade criativa para fechar a meta fiscal;

4) controle da inflação por meio do controle direto de preços;

5) interferência excessiva sobre o setor de energia;

6) hipertrofia do BNDES;

7) fechamento da economia para o comércio internacional;

8 ) desoneração tributária setorial, tópica e inconsistente com planejamento fiscal de longo prazo;

9) profunda piora no marco regulatório do petróleo;

10) dificuldade de deslanchar as concessões na infraestrutura.

Em outras palavras, nossos problemas são made in Brazil, por políticas equivocadas do governo. Para Pessôa, há sinais de que a equipe econômica finalmente compreendeu isso:

Parece haver o entendimento por parte do governo de que esse recuo é benéfico. Nota-se maior liberdade do Banco Central em controlar a inflação, e não foi renovada a elevação da tarifa de importação de cem produtos. Também houve recuo na fixação do câmbio. Oxalá os gestores da política econômica revertam toda a lista acima!

Oxalá! Mas confesso não compartilhar com o mesmo grau de otimismo. Não enquanto a mesma equipe econômica estiver por lá. Podem, no máximo, ceder um pouco aqui, um pouco acolá, na esperança de ludibriar o mercado, uma concessão pragmática que terão de engolir convencidos de que precisam fazer isso no momento.

Mas o equívoco, estou certo, é ideológico. Eles, e isso inclui a presidente Dilma, acreditam nas besteiras que fizeram, e se incomodam com o “mercado”, que se nega a concordar com eles. Assim não dá para decolar com a produtividade…

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Loading Facebook Comments ...

Saiba Mais

Arquivos