• Carregando...
E você preocupado com a espionagem do Obama, seu tolinho…
| Foto:

Em VEJA desta semana: Abin espionou jornalistas durante governo Lula

Um documento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que descreve detalhes de uma queda de braço travada entre um agente e seus superiores durante o governo Lula, tem valor histórico inestimável. Esse documento, hoje arquivado, é a evidência oficial mais forte até aqui de algo que agentes confidenciavam a jornalistas, mas não podiam provar: o governo Lula espionou a imprensa. O texto revela que houve uma “Operação Mídia”, ação clandestina de espionagem de jornalistas e donos de empresas jornalísticas. VEJA teve acesso ao documento de seis páginas no qual o tenente-coronel André Soares revela a existência da operação ilegal.

Soares trabalhava como analista de informações da agência havia dois anos. Estava lotado na área de contrainteligência, encarregada de vigiar suspeitos de ligação com grupos terroristas e de monitorar a ação de espiões estrangeiros em território brasileiro. Antes de chegar à Abin, tinha passado pelo Centro de Inteligência do Exército (CIE). No documento, o oficial relata que foi convocado à sala do chefe em um fim de expediente em 2004. Lá, recebeu a missão de procurar um determinado informante. Tudo o que o chefe lhe passou foi o codinome do informante, sua profissão, o lugar do encontro e, o mais importante, o título e o objetivo da missão: “Operação Mídia”.

Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA no IBA, no tablet ou nas bancas.

Sabemos que o PT tem obsessão com a “democratização da mídia” desde o primeiro dia de mandato. Sabemos que nenhum governo, especialmente os autoritários, apreciam uma mídia livre e independente. Sabemos que boa parte do PT acredita que seus “nobres” fins justificam quaisquer meios.

E sabemos que isso é fichinha para partido que tem formação de quadrilha julgada e condenada pelo STF, e casos sombrios como o de Celso Daniel nas costas.

Portanto, tudo leva a crer que a Abin espionou mesmo os jornalistas “incômodos”, aqueles que insistem em não se vender, não virar publicitário chapa-branca em troca de verbas estatais. Enquanto isso, você estava aí, todo preocupado com a espionagem do Obama e enaltecendo o heroísmo do Snowden. Seu tolinho…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]