• Carregando...
Petrobras: o governo não liga para as minorias
| Foto:

O discurso dos petistas foca bastante na questão dos direitos das minorias. Mas quando chega o momento de realmente defender as minorias, o governo do PT tira o corpo fora. É o que podemos ver no caso da Petrobras. A estatal, empresa que pertence a todos os brasileiros, vem sendo destruída a cada dia, mas o governo tenta impedir uma investigação que jogaria mais luz sobre as falcatruas e indícios de desvios na empresa.

A quem interessa impedir uma CPI? Não aos acionistas minoritários da Petrobras (ou talvez fosse melhor dizer “menor otários”). Mas o governo vem fazendo de tudo para empurrar com a barriga a abertura da CPI. Por que? Tem medo de que?

A oposição já pensa em apelar ao STF para garantir a abertura da CPI. O senador Aécio Neves afirmou: “Vamos fazer o que temos que fazer. Estamos examinando a melhor forma de recorrermos ao Supremo para ver garantido, agora e no futuro, o direito das minorias. Porque se prevalece a tese encaminhada pelo presidente Calheiros, jamais o Congresso terá condições de investigar quem quer que seja”.

O tucano toca em um ponto importante: está em jogo o direito das minorias. A balança costuma pender sempre para o lado mais forte. No caso, o estado, os poderosos, os diretores da Petrobras (que nunca ganharam tanta remuneração apesar dos péssimos resultados). E como ficam todos os milhões de pequenos investidores, de trabalhadores que investiram na estatal por meio do FGTS, os aposentados que têm nas ações da empresa parte de sua poupança?

O governo não liga para esses, para as minorias, para os desamparados, para os mais pobres. Vale tudo no jogo para impedir mais investigações, para preservar o status quo, para manter a estatal nas sombras, com pouca transparência, envolvida em escândalo que não acaba mais (agora a PF apura se a estatal vendeu uma refinaria na Argentina para um amigão de Kirchner).

O resultado de tanto descaso com as minorias está na queda sistemática do valor de mercado da empresa. Como podem notar no gráfico abaixo, o repique recente das ações só ocorreu justamente porque pesquisas eleitorais mostraram que as chances de a presidente Dilma perder as eleições aumentaram.

Fonte: Bloomberg Fonte: Bloomberg

Ou seja, todos os minoritários sabem que a permanência deste governo insensível para com as minorias significa a destruição de valor para os mais fracos, e muitas mamatas para os poderosos.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]