Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Internacional

A maior conquista de Trump

Ataque anunciado por Trump é o primeiro desde que os EUA enviaram oito navios de guerra e um submarino nuclear para as águas próximas da Venezuela (Foto: AL DRAGO/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente Donald Trump vem acumulando vitórias importantes, como os anúncios de investimentos bilionários das Big Techs no país. Trump reuniu alguns dos principais executivos do setor de tecnologia em um jantar na Casa Branca que serviu como vitrine para promessas bilionárias de investimento em inteligência artificial nos Estados Unidos.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Em um discurso de abertura, Trump abordou uma das maiores preocupações da indústria: a disponibilidade de energia para sustentar o crescimento de data centers que alimentam o boom da IA: "Estamos facilitando muito para vocês em termos de capacidade elétrica e de licenças. Estamos liderando a China por uma margem enorme".

Mas é na área geopolítica que Trump pode deixar seu maior legado, em especial na América Latina. Sim, existe a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o conflito no Oriente Médio, ambos com participação ativa dos americanos. Mas é no quintal ao sul do próprio continente que a coisa pode realmente se transformar para valer.

Se Trump conseguir derrubar os ditadores ligados ao Foro de SP e seus cartéis aliados, isso será seu maior legado geopolítico

Diz a manchete da Folha: "EUA enviam caças F-35 e escalam crise com Venezuela". Diz a matéria: "A crise entre Estados Unidos e Venezuela escalou nesta sexta-feira (5) com a revelação de que Donald Trump ordenou o envio de dez caças avançados F-35 para Porto Rico, território americano no Caribe, para participar do que Washington chama de missão contra o narcotráfico".

Essa missão coloca em xeque a própria sobrevivência do regime de Maduro, uma vez que os Estados Unidos o rotularam como o chefe do cartel que distribui as drogas. A coisa pode escalar para algo muito maior do que a destruição de um barco com drogas, e o ditador sabe disso, o que explica sua apreensão. Trump chegou a repostar em sua rede Truth Social uma mensagem de Rachel Campos-Duffy, apresentadora da Fox News:

Quando Donald Trump limpar o Hemisfério Ocidental, erradicando cartéis transnacionais, ditadores narco e a influência perniciosa dos comunistas chineses, essa vitória será, sem dúvida, sua MAIOR conquista em política externa até agora. Por quê? Porque esta é a NOSSA vizinhança. Isso afeta diretamente os americanos, nossa segurança nacional. Ao declarar os cartéis como organizações terroristas, ele pode usar o poder do exército dos EUA para erradicá-los, como fez com o ISIS (ele o fez em menos de um mês!). Os povos da América Latina QUEREM que o Presidente Trump faça o que seus próprios líderes incapazes não podem ou não querem fazer - libertá-los do controle e da violência dos cartéis. Eles sabem que ele é um líder que surge um em cada geração e que é agora ou nunca! Ele é o único que pode, de uma vez por todas, derrotar os cartéis e libertar o Hemisfério Ocidental!

De fato, se Trump conseguir derrubar os ditadores ligados ao Foro de SP e seus cartéis aliados, isso será seu maior legado geopolítico. Rachel está certa: o povo latino-americano deseja isso! Por tempo demais aguentou a miséria e a escravidão provenientes do comunismo, e agora enxerga em Trump uma luz no fim do túnel. A chegada da cavalaria americana enche os latinos de esperança. Que Maduro e seus comparsas estejam com seus dias contados, é o que todos desejam...

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.