Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Sanções

Não adianta dar uma de malandro com a Otan (ou com Trump)

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, alertou que Brasil, China e Índia podem ser fortemente atingidos por tarifas secundárias dos Estados Unidos contra a Rússia (Foto: JIM LO SCALZO/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Se o Brasil vendeu ou mandou urânio para o Irã, não sabemos. O que tinha naqueles navios iranianos que aportaram no Brasil mesmo sob sanções ocidentais, ninguém sabe ainda. Mas uma coisa é certa: o Brasil vem tentando burlar as sanções impostas pelos países ocidentais ao regime russo. Os dados mostraram claramente quem anda se beneficiando da compra de diesel e outros produtos dos carniceiros de Putin.

Já somos o maior comprador de diesel, deixando a Turquia para trás. Será que Lula pensa que os caras da Otan são otários? Pois o recado do seu porta voz foi bem claro: haverá sanções extras para quem está ajudando Putin "indiretamente":

Em linha com o projeto de lei das sanções, se você for o presidente da China, o primeiro-ministro da Índia ou o presidente do Brasil, e ainda estiver negociando com os russos e obtendo seu petróleo e gás, e às vezes até revendendo por um preço maior, saiba que se esse cara em Moscou não levar a sério as negociações de paz, eu vou aplicar sanções adicionais a vocês de 100%. Então tenho certeza de que eles ainda não sabem o que os atingirá. Isso vai levar algum tempo até ser absorvido, e acho que vocês deixando isso claro na imprensa, os senadores também discutindo isso com suas contrapartes no Brasil, índia e China, será muito útil para colocar pressão máxima sobre a Rússia para além da entrega de armas à Ucrânia.

Ao alinhar o Brasil ao eixo do mal, Lula colocou os holofotes em nosso país num momento extremamente delicado em que vive o mundo. E o Ocidente não vai ficar de braços cruzados vendo o Brasil "se dar bem" dando uma de colega das tiranias que ameaçam esses países livres.

VEJA TAMBÉM:

É nesse contexto que entram a carta e as declarações de Donald Trump endereçadas ao Brasil. Ou respeitam a democracia, param a caça às bruxas com Bolsonaro e cessam os ataques ao dólar, ou haverá sanções econômicas draconianas. O governo Lula, segundo a imprensa, teria desistido da estratégia Kamikaze de retaliar, por enquanto. Mas sabemos dos riscos envolvidos, pois o PT é um partido delinquente, Lula é comunista e a classe empresarial se mostra míope e/ou acovardada para pressionar onde tem que pressionar. O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre essa situação que ronda o Brasil:

Estão empurrando o Brasil para o isolamento internacional. Já enfrentamos sanções dos Estados Unidos, e agora há riscos reais de sanções por parte da Otan e de países da Europa. Tudo isso porque o país tem sido conduzido como uma republiqueta autoritária: perseguindo adversários políticos, desrespeitando direitos humanos e se alinhando com ditaduras e regimes que afrontam as leis internacionais. A pergunta que não quer calar é: onde isso vai parar? Até quando vão permitir que o Brasil seja arrastado ladeira abaixo por pura sede de vingança, enquanto destroem nossas instituições, nossa reputação e o futuro do povo brasileiro?

A Otan não está de brincadeira. Trump não está de brincadeira. E ambos estão alertando que se o Brasil "brincar" de Venezuela, permitindo o completo domínio do Foro de SP e da China em nossas decisões geopolíticas e mesmo domésticas, o resultado será sombrio para nós. Lula pode realmente estar perto de conseguir destruir de vez a democracia brasileira e levar junto a economia. É preciso impedi-lo para ontem!

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.