• Carregando...
Alexandre de Moraes é o ministo relator do inquérito das fake news no STF.
Alexandre de Moraes é o ministo relator do inquérito das fake news no STF.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (16), 21 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no Distrito Federal. A ação faz parte de determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com aval da Procuradoria Geral da República.

As medidas tem o objetivo de instruir o Inquérito n.º 4.828/DF/STF que investiga a origem de recursos e a estrutura de financiamento de grupos suspeitos da prática de atos contra a democracia. Entre os alvos de hoje, estão o deputado Daniel Silveira (PSL/RJ) e Allan dos Santos, do blog Terça Livre. Ambos são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Ou seja, nem a imunidade parlamentar, nem o jornalismo são poupados dessa busca com base em pastel de vento. É clara perseguição a bolsonaristas, com a desculpa de que representam uma ameaça terrível à democracia. O duplo padrão assusta, quando vemos manifestações contra o governo com pedidos de ditadura do proletário e partidos comunistas, além de Antifas e torcidas organizadas dominadas por marginais.

Se esses inquéritos arbitrários e ilegais, as apreensões intimidatórias, essa escancarada perseguição encontrar planos terríveis de explodir o STF, sequestrar ministros ou algo dessa natureza, a gente até vai aliviar a barra da turma. Mas e se não encontrar nada demais além de hashtag?! Como fica? O deputado Paulo Eduardo Martins toca na ferida:

Obama definiu a linha vermelha que não poderia ser cruzada pelo Irã. Quando foi, ele nada fez. A pior coisa que existe é uma ameaça não cumprida. É fatal na educação dos filhos também. "Acabou, porra!" virou desabafo vazio, bravata. Os autoritários sentem cheiro de fraqueza e avançam.

Vivemos tempos perigosos, mas não por conta de Sara Winter ou bolsonaristas mais radicais, tampouco por causa do presidente Bolsonaro, um "fascista" na cabeça dos seus detratores; e sim porque o establishment, com o aval do próprio Supremo, segue numa toada arbitrária extremamente condenável. Comentei sobre isso hoje mais cedo:

Quem aplaude esse show assustador porque odeia Bolsonaro não pode se dizer liberal, nem aqui, nem na China! Liberal preza o Estado de Direito, o império das leis, os limites constitucionais ao estado, tudo que vem sendo ignorado pelo STF que deveria ser o guardião da Carta Magna.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]