Trump faz discurso firme, maduro e incisivo
| Foto:

O presidente Donald Trump acaba de fazer seu pronunciamento após os ataques do regime iraniano a bases militares americanas no Iraque. A presença dos líderes militares e do vice-presidente Mike Pence reforçou a imagem de união: o presidente falou em nome de todos.

Antes de dar bom dia, Trump repetiu que o Irã jamais terá uma bomba atômica durante sua gestão. Em seguida, mostrou firmeza, descreveu em pormenores quem era Suleimani, um líder terrorista que espalhou o caos pela região e matou americanos, justificando assim sua morte.

Trump alfinetou bastante a gestão de Obama, responsável por um acordo lamentável que serviu apenas para enviar recursos bilionários para o regime, que usou o dinheiro para avançar com seu projeto terrorista. O presidente disse que não há mais espaço para essa postura, e que o recado dado ao regime dos aiatolás foi muito claro.

Também anunciou o aumento das sanções econômicas ao Irã. E conclamou os demais países da OTAN a se unirem aos Estados Unidos na pressão, para que o Irã possa mudar de postura e florescer economicamente num ambiente de paz.

Até a CNN teve que admitir que Trump falou de uma posição de força. A comentarista da emissora lamentou os ataques a Obama, naturalmente, mas Trump está certo nisso. Dinheiro não tem carimbo. Mandar mala de dinheiro para aiatolá serviu só para financiar o terrorismo. A mudança de atitude é uma tentativa de Trump de resgatar a política de dissuasão.

O presidente foi firme, fez um discurso sóbrio e maduro, demonstrou força, traçou limites claros, reforçou que não houve qualquer baixa americana nos ataques (uma condição imposta), e abriu espaço para a retomada das negociações, desde que numa condição bem diferente, sem as concessões indevidas de Obama.

A bola estava na quadra de Trump após os ataques, e o presidente rebateu com força. Resta aguardar os próximos passos do regime iraniano. Mas, ao que tudo indica, uma grande vitória do presidente americano.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]