Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Autoritarismo

Venezuela, Colômbia e Brasil: o mesmo método!

Lula - Nicolás Maduro - Venezuela - Dívida - Brasil - Gazeta do Povo
Os presidentes Lula e Maduro. (Foto: EFE/André Coelho)

Ouça este conteúdo

"O único crime do ex-presidente colombiano Uribe foi lutar incansavelmente e defender sua pátria. A instrumentalização do judiciário colombiano por juízes radicais estabeleceu agora um precedente preocupante", escreveu o secretário Marco Rubio em seu X. Rubio, descendente de cubanos, conhece bem os métodos do Foro de SP e tem usado seu cargo elevado e a confiança de Donald Trump para reagir aos regimes comunistas na região, como na Venezuela e no Brasil.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Da mesma forma que Uribe vem sendo perseguido pelo comunista Petro, Maria Corina Machado é perseguida por Nicolás Maduro e Jair Bolsonaro por Lula e seu consórcio no poder. Os instrumentos são os mesmos: o uso do Poder Judiciário para a destruição dos adversários políticos. Trump se solidariza com os perseguidos não só porque entende o perigo dessa instrumentalização para a democracia, mas porque ele mesmo foi alvo de algo similar.

O Brasil vai sofrer sanções pesadas a partir de agosto. O objetivo não é comercial, mas sim politico: ajudar a reverter o quadro institucional dominado pelos comunistas. Resta saber se ainda há tempo para isso...

Um dos primeiros atos oficiais de Lula quando voltou ao poder foi receber Maduro no Palácio do Planalto. Isso mostra como o elo com os ditadores comunistas é profundo, em que pese o TSE ter impedido jornais centenários de comentar o assunto durante a campanha eleitoral. Lula se inspira no modelo venezuelano, isso deve ficar claro. O sonho do PT era perseguir cada candidato com chances concretas, como fez Maduro na Venezuela.

É só nesse contexto que dá para entender o "julgamento" a que o STF, sem foro adequado, submete Jair Bolsonaro. Diz a manchete da Folha de SP: "Bolsonaro condenado pode pegar de 12 a 43 anos, e debate sobre extensão de pena segue aberto". O subtítulo fala dos supostos crimes, o que denota a farsa toda: "Acusações incluem organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático e golpe de Estado".

VEJA TAMBÉM:

Chega a ser tudo ridículo demais para sequer ser discutido a sério. Mas é a narrativa criada pelo consórcio, nos mesmos moldes que faz Maduro e agora Petro contra seus adversários. São todos "ameaças à democracia", uma democracia que, na prática, fora destruída pelo próprio comunismo.

Mas Trump e Rubio estão atentos. A Venezuela já foi considerada um narcoestado pelos Estados Unidos, e o Brasil vai sofrer sanções pesadas a partir de agosto. O objetivo não é comercial, mas sim politico: ajudar a reverter o quadro institucional dominado pelos comunistas. Resta saber se ainda há tempo para isso...

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.