Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Santa Catarina

Florianópolis terá ambulância em duas rodas para driblar congestionamentos típicos da temporada

Motolâncias para temporada de verão Florianópolis
Capital catarinense vai contar com duas motocicletas, conduzidas por técnicos em enfermagem contratados em caráter temporário. (Foto: Roberto Zacarias/Governo de SC)

Ouça este conteúdo

Florianópolis (SC) se prepara para receber 3 milhões de turistas entre 15 de novembro deste ano e 15 de maio de 2026. Uma demanda de visitantes que deve alterar a dinâmica da capital catarinense, com impactos no trânsito e na prestação de serviços.

Uma novidade para a próxima temporada de verão é a implantação de motolâncias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Serão duas motocicletas usadas para driblar os engarrafamentos típicos do período, conduzidas por técnicos de enfermagem que terão a missão de prestar os primeiros socorros até a chegada da ambulância ou, em casos mais graves, do helicóptero.

“O Samu é referência em atendimento de urgência e emergência e agora reforçaremos o compromisso da capital com um serviço de saúde pública ágil e de qualidade com a chegada das motolâncias, aliando mobilidade e eficiência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.

As motocicletas foram fornecidas em agosto pelo governo do estado, com investimento de R$ 80 mil. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as motolâncias estão equipadas com desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos.

"É um investimento trazendo tecnologia, melhorando o tempo de resposta e colocando o Samu no lugar onde ele merece, que é lá na frente, com a capacidade para que os profissionais que são de primeira linha possam desempenhar melhor as suas ações e para que a população possa ser salva quando necessário”, disse o secretário catarinense da Saúde, Diogo Demarchi.

O serviço já é realizado nos municípios de Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú. Além de Florianópolis, foram entregues novas motolâncias para Palhoça, Chapecó, Blumenau, Criciúma e Balneário Camboriú.

Este será o primeiro ano de atendimento das motolâncias em Florianópolis. Em outras temporadas de verão, como a de 2024, a região metropolitana da capital concentrou mais de 20 mil ocorrências, o que representou 30% dos casos atendidos pelo Samu no estado.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.