
Ouça este conteúdo
Após ter sido alvo da operação “Copia e Cola” da Polícia Federal, que investiga o suposto esquema de desvios na saúde por meio de uma Organização Social (OS), o prefeito “tiktoker” de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), confirmou que pretende ser candidato a presidente nas eleições de 2026 e deve reforçar a pré-campanha depois que os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão, na quinta-feira (10), na residência dele, no interior de São Paulo.
O chefe do Executivo sorocabano é mais conhecido como “prefeito tiktoker” pela forma de comunicação nas redes sociais, com bordões como “vem morar em Sorocaba”, acompanhado do coração feito com as duas mãos. Ele tem quase 6 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo 3 milhões no TIkTok e 2,9 milhões no Instagram.
Em entrevista à Gazeta do Povo, Manga afirmou que passou a “incomodar o sistema” e foi vítima de uma retaliação depois que se lançou pré-candidato à Presidência da República. Segundo ele, a investigação foi iniciada há três anos e o mandado de busca e apreensão teria o objetivo de constrangimento do prefeito pela ascensão política, por meio das redes sociais.
“A única opção de voltar atrás seria se o presidente Lula não fosse candidato. Agora, eu quero ser o primeiro prefeito a se tornar presidente do Brasil. Depois disso [da operação], eu vou com mais força ainda. Quero replicar a qualidade de vida da população de Sorocaba em todas as cidades do país”, declarou.
Segundo informações da PF, os mandados de busca e apreensão também foram cumpridos nos municípios paulistas de Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco.
Manga alega que ele foi o único prefeito alvo de busca e apreensão em casa, no gabinete e também no diretório municipal do partido Republicanos e afirma que a prefeitura de Sorocaba abriu uma investigação para apurar a suspeita de irregularidades em transações de empresas contratadas pela terceirizada desde a notificação da PF.
“Nós temos dado suporte e colaborado com as investigações, pois somos favoráveis. O que surpreende é a ação política que aconteceu. Depois de três anos de investigação, eu recebo na minha casa um pedido para tentar achar alguma coisa, coincidentemente, uma semana depois de lançar minha pré-candidatura a presidente da República”, afirmou.
Manga disse que apoia a operação, mas que a ação de busca e apreensão foi política com a intenção de desgastar a imagem da gestão do prefeito que, de acordo com ele, possui um dos maiores engajamentos e alcances nas redes sociais.
“Não acharam nada, a não ser um bolo de cenoura, nutella e o pokémon que o meu filho gosta de brincar. Eu percebi nos próprios policiais um certo constrangimento”, reclamou o “prefeito tiktoker”, que repetiu a piada sobre a busca e apreensão e as críticas postadas em um vídeo nas redes sociais direcionadas ao presidente petista.
Ele considera que a defesa do pacto federativo incomoda o governo federal, pois os recursos que ficam concentrados em Brasília (DF), passariam a ter uma fatia de distribuição maior para os municípios que podem destinar a receita para o atendimento de áreas como saúde e educação. “Eu fui alertado que precisa ir mais devagar, que estava lançando pré-candidatura, estava indo contra a reforma tributária, a favor do pacto federativo e que eles iriam tentar me parar”, acusa Manga.
Apesar de colocar o próprio nome como pré-candidato a presidente, o Republicanos, partido do prefeito, ainda avalia nos bastidores a possibilidade de lançar o governador paulista Tarcísio de Freitas como candidato na corrida presidencial de 2026. Caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneça inelegível, Tarcísio é considerado um dos principais nomes da direita em oposição a Lula. O governador também pode disputar à reeleição no estado de São Paulo.
Questionado sobre a pré-candidatura de Manga, o Republicanos não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Rodrigo Manga defende pastores alvos da operação da PF
Durante a operação, os policiais federais apreenderam R$ 863 mil no cumprimento dos mandados de busca e apreensão na capital paulista em endereços ligados ao bispo Josivaldo Souza e à pastora Simone Rodrigues Frate de Souza, que é cunhada do prefeito de Sorocaba.
“Todas as imagens que foram divulgadas, seja dinheiro, carros ou metralhadoras, nenhuma delas foi na minha casa e nenhuma delas me pertence”
Prefeito Rodrigo Manga
O prefeito saiu em defesa dos pastores e lembrou que o casal tem uma vida ministerial de 30 anos com templos vinculados à Igreja Mundial no estado e na capital paulista. “Ele [Josivaldo Souza] foi levado por causa da questão do dinheiro e em seguida, ele foi liberado porque a declaração do imposto de renda comprova a origem. Então, ele está muito tranquilo em relação a isso”, comentou.
Carros de luxo e armas também foram apreendidas na operação da PF, que resultou no sequestro de bens e valores da quantia de R$ 20 milhões e na proibição da OS investigada de participar de contratações com o poder público.
Gestão e forma leve de comunicação precisam andar juntas, diz “prefeito tiktoker”
Reeleito em 2024 com 73% de votos no primeiro turno, Rodrigo Manga aposta no uso das redes sociais para fazer política de forma bem humorada e entregar resultados em Sorocaba. “Quando você trabalha, traz resultados, faz obras, melhora a qualidade de vida da população e consegue divulgar, essa união é muito importante. A rede social não faz isso sozinha.”
Ele afirma que a população cansou do velho discurso político “chato, longo e cansativo” e espera que o gestor público seja direto ao informar as benfeitorias e soluções para os problemas da cidade. “Os moradores esperam que o prefeito seja claro, objetivo, rápido e que comunique de uma maneira leve, descontraída, por uma curiosidade ou por um tema que está em alta, seguindo a tendência de entrega de conteúdo das redes sociais”, analisa.
Para divulgar o início das obras de desassoreamento do rio Sorocaba, Manga lembra que fez um vídeo com uma churrasqueira instalada em cima de uma draga nas margens do local, como se estivesse de férias em uma lancha. “Se eu faço um vídeo [tradicional] para anunciar o desassoreamento, ninguém assiste. Mas se na hora do almoço, você coloca um colete salva-vidas, assa uma carne e o narrador pergunta se o prefeito está de férias, o vídeo atinge um grande resultado. Esse passou de mais de 16 milhões de visualizações”, exemplifica.
Na avaliação do prefeito, a comunicação efetiva tem resultado na atração de empresas ao município de Sorocaba, gerando mais empregos e ampliando as receitas para investimentos na cidade. “Quando eu falo de recordes de empregos é de 179% a mais que o Brasil porque nós temos uma lei de incentivo que tem sido amplamente divulgada. Então, as empresas estão vindo para cá. Nós conseguimos dobrar o orçamento da cidade sem aumentar um único centavo de imposto”, ressalta.
VEJA TAMBÉM:






