
Ouça este conteúdo
Deputados da bancada paulista na Câmara dos Deputados acionaram o presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para cobrar uma intervenção imediata do Ministério de Minas e Energia (MME) na concessionária Enel diante das sucessivas falhas no fornecimento de energia elétrica em São Paulo. Mesmo dias após o último apagão, 35,2 mil instalações ainda estão sem luz em 24 municípios, com a capital concentrando 24,2 mil clientes afetados.
O pedido foi formalizado por meio de um ofício liderado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional do MDB, que já protocolou uma queixa contra a concessionária na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa ocorre após mais um episódio de interrupção em larga escala que expôs fragilidades na operação da empresa responsável pelo serviço.
“A presente solicitação visa proteger o interesse público e garantir que o serviço essencial de energia elétrica seja prestado com a eficiência, continuidade e qualidade previstas na legislação e nas normas regulatórias”, afirmou o MDB na nota.
Além de Baleia Rossi, o documento reúne a assinatura de outros 23 parlamentares de diferentes legendas, incluindo Guilherme Derrite (PP), ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, deputados do PSB, do PL, do União Brasil e do PT. A mobilização suprapartidária reforça a pressão política sobre o governo federal para agir de forma mais firme.
Os parlamentares destacam que o pedido está alinhado com o prefeito Ricardo Nunes e com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), ambos pressionados pela crise energética e que têm tomado medidas dentro de suas respectivas atribuições.
“O ofício também ajuda no apoio aos pedidos do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), junto ao governo federal. Na sexta-feira (12), ele conversou com o presidente Lula durante evento de lançamento do SBT News. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também presenciou a conversa”, completa a nota.
VEJA TAMBÉM:
A bancada paulista ressalta que os apagões recentes causaram prejuízos à segurança pública, ao comércio e ao funcionamento de serviços essenciais em diversas cidades. Os deputados afirmam que a falta de energia “impacta diretamente a qualidade de vida dos cidadãos”, especialmente em regiões densamente povoadas.
No pedido encaminhado ao presidente da Câmara, os parlamentares solicitam a adoção de medidas emergenciais para garantir a imediata normalização do fornecimento de energia elétrica. Também defendem a abertura de procedimento para apurar responsabilidades da Enel quanto às falhas operacionais e ao atendimento prestado aos consumidores.
O documento ainda cobra a definição de ações corretivas e preventivas para evitar novos apagões em São Paulo. Por fim, a bancada pede que a concessionária seja obrigada a apresentar um plano transparente de investimentos e melhorias na rede elétrica, como condição mínima para recuperar a confiança da população.








