• Carregando...
Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem preferências diferentes para a prefeitura de São Paulo.
Aliados, Bolsonaro e Tarcísio de Freitas tem preferências diferentes na eleição paulistana| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Apesar da declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de que "combinou apoiar os mesmos candidatos" com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), as eleições municipais na maior capital do país podem colocar os aliados em lados opostos.

Bolsonaro já declarou que quer apoiar o deputado federal Ricardo Salles (PL), mesmo com saída dele do partido, enquanto Freitas, ex-ministro da Infraestrutura na gestão bolsonarista, tem intensificado compromissos ao lado de Ricardo Nunes (MDB) e deu sinais que deve apoiá-lo.

O governador paulista e Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, não teriam uma boa relação nos bastidores políticos e o pré-candidato chegou a atacar Tarcísio de Freitas durante as discussões da reforma tributária.

“Eu posso ter pavio curto, mas sou leal ao presidente Jair Bolsonaro. Tem gente travestida de direita, mas faz média com a esquerda. É muito mais fácil fazer ponte, estrada e rodovia do que combater o campo ideológico da esquerda nos ministérios do Meio Ambiente e da Educação”, disse Salles à época.

Bolsonaro defende candidatura própria do Partido Liberal e disse que não apoiaria Nunes no primeiro turno. Isso fez com que alguns nomes surgissem como alternativa, como o do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos), que tinha uma boa relação com Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Outro nome ventilado foi o do secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. Filiado ao PL, ele é aliado de Bolsonaro e desfruta da confiança do governador paulista.

No contexto da disputa para representar a direita na eleição de 2024 em São Paulo, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) tem buscado estabelecer conexões na tentativa de mostrar que o Movimento Brasil Livre (MBL) sustenta pautas alinhadas à direita. O Partido Novo também tenta alavancar a sua pré-candidata e ex-assessora de Paulo Guedes, Marina Helena, que tem buscado se tornar mais conhecida do eleitorado.

Enquanto o campo da direita permanece fragmentado na capital paulista, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) segue liderando as pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]