Tarcísio deve ir à abertura da Agrishow
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas| Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

Como já se tornou praxe, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi convidado pelas centrais sindicais para participar do ato de 1º de Maio no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Outros nomes como o ex-governador João Doria (PSDB), por exemplo, não simpatizante da esquerda, também foram convidados em anos anteriores. De acordo com a Folha de S. Paulo, Tarcísio, porém, não deve comparecer ao evento para marcar presença na Agrishow, onde deverá se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu grande apoiador durante a campanha eleitoral de 2022. Bolsonaro estará na primeira de uma série de viagens que fará pelo Brasil após voltar dos Estados Unidos.

A Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é considerada a segunda maior feira do tipo no mundo. A abertura chegou a ter presença confirmada do ministro de Agricultura, Carlos Fávaro, que pretendia anunciar uma nova linha de crédito específica para o setor. De acordo com informações veiculadas na imprensa, a direção do evento avisou o ministro que Tarcísio e Bolsonaro também comparecerão à abertura e ele achou melhor não ir para evitar a polarização política - vale lembrar que o governo Lula tem sido muito criticado diante das invasões de movimentos sem terra.

Diante das notícias de que o ministro Fávaro teria sido "desconvidado" pelo evento, o Sindicato Rural de Ribeirão Preto, a Associação Rural de Ribeirão Preto e a Associação Rural Vale do Rio Pardo afirmaram em comunicado que "rechaçam a narrativa trazida pela imprensa, fazendo votos de que todos os agentes mencionados estejam presentes na abertura da feira e atuem em sinergia para aplicação de boas públicas voltadas para o setor, que segue como mola propulsora da economia brasileira". As entidades afirmaram ainda que o "agronegócio brasileiro sempre foi tido como um setor agregador em nosso país, sendo tal característica materializada, por exemplo, na coexistência histórica de diferentes agentes políticos na abertura do evento".