• Carregando...
Eduardo Leite (PSDB) nomeia novo presidente da sigla no estado de São Paulo.
Eduardo Leite (PSDB) nomeia novo presidente da sigla no estado de São Paulo.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O governador do Rio Grande do Sul e presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite, anunciou o prefeito de Santo André, Paulo Serra, como novo presidente do diretório estadual da sigla em São Paulo. Serra assume a missão de recuperar o partido no estado, após o PSDB ter perdido a hegemonia no Executivo estadual e em quase duas centenas de prefeituras paulistas.

O PSDB passa por um racha interno. No fim de 2022, Leite foi eleito para presidir o partido. Ele assumiu em fevereiro, mas o processo eleitoral foi contestado na Justiça, deixando-o em posição provisória desde então. O governador gaúcho já afirmou que não concorrerá à presidência nacional da sigla. O novo mandatário do PSDB será escolhido ainda esta semana.

No mês passado, Leite cancelou as eleições do diretório estadual do partido, alegando falta de quórum. “Manifestações de importantes lideranças partidárias e a total ausência da mobilização partidária necessária à realização das convenções agregadoras e democráticas”, disse então.

Opositores de Eduardo Leite (PSDB) divulgaram um comunicado contra essa decisão. “A inoportuna decisão da presidência nacional seja imediatamente revista com o restabelecimento da convenção do próximo dia 29”, dizia a nota assinada por parlamentares e prefeitos tucanos.

O partido enfrenta um racha interno há anos, desde a disputa entre os dois ex-governadores paulistas Geraldo Alckmin e João Dória. Doria defendia a renovação do partido, enquanto seu padrinho político, Alckmin, o acusava de traição. Desde então, o partido foi se dividindo entre membros mais jovens e aqueles considerados “caciques”. Dória e Alckmin acabaram deixando o PSDB. Dória está sem partido, enquanto Alckmin se filiou ao PSB para integrar a chapa de Lula (PT).

Novo presidente do diretório do PSDB em SP é tesoureiro nacional do partido

Paulo Serra (PSDB), 50 anos, nasceu em Santo André (SP) e é casado. Ele começou a carreira profissional como estagiário na Prefeitura de Santo André. Entrou para a política em 2004, quando foi eleito o vereador mais jovem da cidade. Ele ficou por dois mandatos na Câmara Municipal. Na sequência assumiu o cargo de secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santo André, em 2013.

Em 2016, Serra disputou a eleição para a prefeitura do município e foi eleito com 276.575 votos. Quatro anos depois, foi reeleito com 76,8% dos votos. Desde fevereiro, Serra é responsável pela tesouraria nacional do PSDB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]