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A Infra BR V Missouri Holding III SA, do Grupo Pátria, arrematou o lote Paranapanema no leilão realizado na manhã desta sexta-feira (5) na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Além da vencedora do certame, o consórcio Viaja+SP e a empresa CS Infra participaram da concorrência pública.
A Infra BR V Missouri Holding III SA ofereceu 10,10% na primeira rodada de lances sobre contraprestração do governo estadual na parceria público-privada (PPP), mas a disputa foi para etapa de viva-voz por causa da oferta de 8,41% da Viaja+SP, que chegou a oferecer um desconto de 10,6%. No lance final, a empresa do Grupo Pátria arrematou o lote com o desconto de 11,6%.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que a gestão estadual já captou mais de R$ 360 bilhões no setor privado em menos de três anos de mandato com a política de privatizações e PPPs. Ainda nesta sexta-feira, o governo paulista participa do leilão do túnel imerso Santos-Guarujá, realizado em parceria com o governo federal. “Na parte da tarde, vamos chegar a R$ 367 bilhões contratados em dois anos e oito meses. É bastante dinheiro e temos outros leilões previstos com novas contratações”, disse o governador na B3.
O resultado do leilão consolida o projeto do corredor logístico da rodovia Raposo Tavares no estado de São Paulo, que será totalmente duplicada como alternativa ao tráfego pela rodovia Castello Branco. Em 2024, o governo paulista concluiu os leilões do projeto da Nova Raposo e da Rota Sorocabana, que junto com o lote Paranapanema também ligará a Raposo Tavares ao porto de Santos, o maior da América Latina.
O lote Paranapanema abrange trechos da Raposo Tavares (SP-270), entre Ourinhos e Itapetininga, e várias rodovias complementares como SP-189, SP-278, SPA-204/270, SPA-245/270, SPA-326 e SPA-312. Dezenove municípios da região se beneficiarão diretamente, entre eles Ourinhos, Itapetininga, Paranapanema e Piraju.
Vencedora do leilão deve investir de R$ 5,8 bi no lote Paranapanema
O lote contempla 285 quilômetros de rodovias no interior do estado, com previsão de investimentos privados de R$ 5,8 bilhões ao longo de 30 anos. Entre as melhorias previstas estão a duplicação de 147 quilômetros de rodovias, construção de 29 passarelas, 84 pontos para parada de ônibus e 56 quilômetros de acostamentos. Além disso, o projeto inclui 13 quilômetros de vias marginais, 15 dispositivos em desnível e 39 dispositivos em nível.
As estradas serão também equipadas com iluminação em LED nas áreas urbanas, câmeras de monitoramento, painéis de mensagens variáveis, sistemas de comunicação sem fio, postos de pesagem e ambulâncias para atendimento pré-hospitalar. O lote leiloado nesta sexta-feira também faz parte do programa "Siga Fácil" do governo de São Paulo, que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos com cobranças automáticas dos veículos por placas e tags, conhecido como sistema free flow.
Segundo o governo paulista, os pórticos serão instalados gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, a Nova Raposo e a Rota Sorocabana.
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