• Carregando...
Metrô de São Paulo modifica nome de estação
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas| Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O Metrô de São Paulo, administrado pelo governo do Estado de São Paulo de Tarcísio de Freitas, modificou o nome da estação de metrô Paulo Freire para Fernão Dias. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a decisão foi feita no começo do ano por dirigentes da empresa.

O Metrô de São Paulo explicou que a mudança ocorreu após uma pesquisa de opinião realizada no final do ano passado com moradores próximos à estação, na qual 57% votou pelo nome Fernão Dias, 29% por Paulo Freire e 14% por Parque Novo Mundo. "O nome Paulo Freire era apenas provisório para a criação de referências nos projetos, até a confirmação pelas pesquisas", disse o Metrô em nota.

A estação faz parte do projeto de expansão da linha 2-verde do Metrô de São Paulo, que liga a estação da Vila Madalena, na Zona Oeste da capital paulista, à estação Vila Prudente, na Zona Leste. A previsão é que ela ficará localizada na avenida Educador Paulo Freire, próxima à rodovia Fernão Dias.

A mudança chama atenção porque as ideias do educador Paulo Freire são questionadas por alas conservadoras que ajudaram a eleger o governador Tarcísio de Freitas, principalmente por Freire fazer referência ao marxismo. Fernão Dias, por sua vez, foi um bandeirante conhecido como "caçador de esmeraldas" e, além de viajar para procurar riquezas minerais e possuir muitos escravos, buscava indígenas para trabalhar nas plantações de cana de açúcar. Dias era sogro do bandeirante Manuel Borba Gato, cuja estátua em São Paulo foi incendiada em 2021.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]