• Carregando...
Cracolândia avança para a região da Luz no centro de São Paulo.
Cracolândia avança para a região da Luz no centro de São Paulo.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Após quase um ano da promessa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), dizerem que acabariam com cracolândia, os usuários de droga do centro seguem na região e a cada semana migram para ruas diferentes. Desta vez, um cordão humano feito por cerca de 100 moradores de uma ocupação na região da Luz bloqueou a entrada dos usuários no entorno da Estação da Luz.

A estação é frequentada por milhares de pessoas todos os dias, além de ser a principal responsável pelas ligações entre outras linhas de metrô e o trem na capital paulista. O Movimento de Moradia na Luta por Justiça (MMLJ) foi o responsável pelo cordão humano impedindo a chegada do fluxo de usuários.

O grupo carregava cartazes pedindo que as autoridades garantissem o direito de liberdade de ir e vir. O cordão humano contou com homens, idosos, mulheres e crianças. Apesar da tentativa dos usuários de furarem o bloqueio, segundo as autoridades a manifestação transcorreu de forma tranquila.

No último ano a cracolândia já se instalou em muitas regiões do centro de São Paulo e a cada nova migração do fluxo, comércios são depredados. Santa Ifigênia, Cerqueira Cesar, Santa Cecília, Luz e Sé são alguns dos bairros que já abrigaram os usuários de droga.

Na última quarta-feira (08), houve relatos dos usuários do metrô que o fluxo da cracolândia chegou a invadir a Estação da Luz através de uma obra que fica na lateral da estação, no momento da invasão houve confusão e algumas pessoas correram para dentro das lojas e do próprio vagão do metrô para fugirem dos usuários.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, desde janeiro mais de 2.500 criminosos foram presos na região onde fica a cracolândia, isso representa cerca de 20% a mais do que o mesmo período de 2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]