• Carregando...
Sonaira Fernandes, secretária de Políticas para Mulher do governo Tarcísio
Sonaira Fernandes, secretária de Políticas para Mulher do governo Tarcísio| Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo

Sonaira Fernandes (Republicanos), secretária de Políticas para Mulher do governo do Estado de São Paulo, é um dos principais nomes cotados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para compor como vice a chapa da reeleição de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura de São Paulo.

Apesar de não ser tão conhecida na capital paulista, Sonaira é próxima da família Bolsonaro e seu favoritismo se deve principalmente por ser fiel ao ex-presidente e às pautas da direita conservadora, como o direito à vida e a luta contra a ideologia de gênero.

Evangélica, Sonaira conheceu o terceiro filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL), na Polícia Federal quando este era escrivão e ela estagiária. Depois, integrou gabinete dele quando foi eleito deputado federal. Sonaira atribui a Eduardo Bolsonaro a influência para entrar para a política e, graças ao apadrinhamento da família, em 2022 ela se elegeu vereadora por São Paulo, com 17 mil votos, cargo do qual se licenciou para compor o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Como secretária de Tarcísio, Sonaira conseguiu alavancar apenas pautas que são consenso tanto na direita quanto na esquerda, como empreendedorismo feminino e combate à violência contra a mulher. Nas redes sociais, no entanto, ela não deixa de se posicionar em assuntos mais espinhosos, como aborto e perseguição aos cristãos.

Escolha do vice será feita por Jair Bolsonaro

Presidente de honra do PL, o ex-presidente Bolsonaro cedeu ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto, para apoiar Nunes à reeleição. Uma das condições seria a de ter, pessoalmente, poder para indicar o vice da chapa que disputará a prefeitura de São Paulo. Como o deputado federal Ricardo Salles (PL), que é um dos favoritos de Bolsonaro, não aceita sair como vice - e sim apenas como cabeça de chapa, a secretária Sonaira se destaca como principal nome ao cargo.

Apesar de ser desconhecida de grande parte da população paulistana, a ideia seria Bolsonaro abraçar a candidatura dela, na tentativa de reproduzir o efeito que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve em Fernando Haddad (PT), quando conseguiu eleger o seu então ex-ministro da Educação como prefeito da cidade de São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Valdemar Costa Neto, no entanto, condiciona a candidatura de Sonaira como vice à migração dela do Republicanos para o PL. Isso não seria um problema para ela, principalmente devido à proximidade com Bolsonaro, principal figura do partido.

Perfil para disputar a prefeitura de São Paulo

A estratégia de escolher Sonaira ocorre, ainda, devido ao fato de ela ser mulher, negra e de origem humilde. A secretária nasceu no interior da Bahia e fez faculdade de Direito em São Paulo, morando na periferia e trabalhando como vendedora de lanches para pagar os estudos.

Essas características a tornam uma candidata perfeita para fazer frente aos opositores de esquerda na disputa à prefeitura de São Paulo. Tanto Guilherme Boulos (Psol) quanto Marta Suplicy (PT), que deve ser confirmada como vice da chapa de Boulos, têm um apelo muito forte nas periferias de São Paulo e nos eleitores de menor renda.

A decisão de quem será o vice de Nunes, no entanto, ainda não está tomada e tem perspectiva de ser anunciada em março. Uma coisa é certa: Sonaira deixará o cargo de secretária de Políticas para a Mulher pois, mesmo que não saia como vice de Nunes, tentará a reeleição como vereadora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]