• Carregando...
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.| Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, rebateu nesta sexta-feira (8) as críticas de entidades de direitos humanos sobre irregularidades e excesso de violência nas operações de combate ao crime organizado no estado. Ele foi denunciado no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pela Conectas Direitos Humanos e a Comissão Arns em razão das mortes provocadas por ações policiais na Baixada Santista no curso da Operação Verão. As entidades brasileiras mencionaram haver denúncias de “execuções sumárias, tortura e prisões forjadas” nas duas operações promovidas por Tarcísio.

Em resposta, durante entrevista coletiva, o governador disse que tem acompanhado todas as ações da Polícia Militar, que sempre têm como objetivo prender os criminosos e não executá-los. “O preso para nós é uma fonte de informação, que ajuda nas investigações. A gente quer desmantelar o crime organizado”, explicou o governador. Ele disse que o trabalho policial tem sido realizado de forma profissional e séria e que não foram apresentadas evidências concretas de qualquer irregularidade nas operações. “Tem uma denúncia? Vamos investigar. Agora, a gente precisa saber de fato se isso aconteceu. Não me parece ser o que está acontecendo. Não há interesse nenhum de nossa parte de confrontar ninguém”, disse Freitas.

O governador mencionou ainda que as operações policiais na região têm incomodado o crime organizado, o que explicarias as denúncias e tentativas de interromper o trabalho dos policiais. “Nós estamos restabelecendo a ordem, o direito das pessoas de ir e vir, de ir no comercio, estamos restabelecendo a segurança fazendo o enfrentamento com a  maior organização criminosa do Brasil”, disse Freitas, mencionando a retirada de várias barricadas colocadas por criminosos para impedir o acesso a determinadas regiões da Baixada Santista. Ele disse ainda que eventuais excessos serão punidos, e que não serão tolerados desvios de conduta ou indisciplina de policiais. “Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da Justiça, no raio que o parta, que eu não tô nem aí”, disse o governador.

Neste sábado (9), uma manifestação reuniu integrantes do movimento “Eu apoio as operações de combate ao crime no litoral paulista” numa demonstração pública de apoio à política de segurança pública adotada pelo governo de São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]