Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedido de inquérito

Vice-líder de Tarcísio aciona MPF para apurar se Choquei recebeu verba do governo Lula

Deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) aciona o MPF contra página "Choquei".
Deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) aciona o MPF contra página "Choquei". (Foto: Rodrigo Costa/Alesp)

Ouça este conteúdo

O deputado estadual e vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) no Legislativo paulista, Guto Zacarias (União Brasil), solicitou que o Ministério Público Federal (MPF) abra um inquérito para apurar se o perfil de entretenimento e ativismo político Choquei recebe ou recebeu financiamento do Governo Federal.

O pedido de abertura de inquérito da Choquei no MPF é pautado com base no recente suicídio da jovem Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, que foi vítima de notícias falsas sobre um possível relacionamento com o humorista Whindersson Nunes. O fato tomou proporções maiores quando o perfil da Choquei, que na época tinha mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, divulgou a notícia falsa. O perfil está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Desde o início da repercussão, a Choquei publicou notas com posicionamento. Em uma delas, assume a disseminação da notícia falsa, mas alega que apenas compartilhou uma informação que estava sendo veiculada em perfis de menor alcance. O responsável pela Choquei, Raphael Sousa, prestou depoimento para a polícia no último dia 28. Sousa chegou a ridicularizar a garota vítima de notícia falsa na sua conta do X.

Sousa é próximo à primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Após o resultado das eleições no ano passado, Sousa recebeu convite dela para subir no carro de som oficial da equipe do presidente Lula (PT) e acompanhar o discurso da vitória do petista. Em uma entrevista logo após a vitória de Lula, o dono da Choquei disse que todos que trabalhavam na página eram pró-Lula e que ele sabia do seu papel importante na vitória do presidente.

VEJA TAMBÉM:

Deputado pede punição para Choquei

Integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Guto Zacarias pede na ação ao MPF que, caso fique comprovado o recebimento de verba pública para a Choquei, que seja providenciado o corte do recurso. A se confirmar o fato, o parlamentar também pede que seja instaurada uma ação por improbidade administrativa contra o governo petista. “Se for verdadeiro, trata-se de um caso gravíssimo, porque o governo estaria usando verbas públicas para financiar um site de fofocas, que é responsável por um suicídio, somente pelo fato de tal site apoiar o atual presidente da República”, diz o pedido feito pelo deputado no MPF.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Guto Zacarias aponta a preocupação com a proliferação de páginas que propagam notícias falsas. “Não é de hoje que vemos essa proliferação de supostas páginas nas redes sociais que têm como único objetivo a destruição da imagem e reputação de pessoas que não são alinhadas com a ideologia de esquerda e, mais do que isso, que não alinhadas ao governo que eles apoiam. A morte de uma jovem, em razão de fake news divulgada pela Choquei, foi o estopim”.

“Eles [Choquei] atuam como uma máquina de propaganda falsa do atual governo e atacam aqueles que não estão ideologicamente alinhados com eles e que não apoiam o atual governo”.

Vice-líder do governo Tarcísio na Assembleia Legislativa de São Paulo, Guto Zacarias (União Brasil)

O parlamentar também evidenciou a relação da páginas de fofocas na eleição de Lula. “A Choquei é uma página propagandista de notícias falsas totalmente alinhada com o PT e durante a campanha fez questão de mostrar que são próximos de Janja e Lula. Isso teve um efeito na campanha, sem sombra de dúvidas, uma vez que diversas mentiras foram criadas e divulgadas por eles com o objetivo de ajudar Lula na eleição”, ataca Zacarias.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.