• Carregando...
A aldeia de índios avá-guarani em São Miguel do Iguaçu recebeu 650 doses da vacina, que começou a ser aplicada anteontem | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
A aldeia de índios avá-guarani em São Miguel do Iguaçu recebeu 650 doses da vacina, que começou a ser aplicada anteontem| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Estudo sugere imunização de crianças

Vale a pena priorizar crianças e adolescentes nas campanhas de vacinação contra a gripe suína, segundo um estudo publicado ontem por pesquisadores canadenses no Journal of the American Medical Association (Jama). Segundo o trabalho, a imunização de estudantes reduz em cerca de 60% a ocorrência de influenza A na comunidade.

Leia a matéria completa

Maringá terá doses para centro indígena

O Centro Cultural Indígena (CCI), casa de apoio mantida pela ONG Associação Indigenista de Maringá (Assindi), conseguiu com a Secretaria Municipal de Saúde a cessão de 60 doses da vacina contra a gripe suína para seus internos.

Leia a matéria completa

Brasília - O Ministério da Saúde divulgou ontem resultado da pesquisa sobre a percepção do brasileiro em relação à campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), a gripe suína. A sondagem, feita com 1,3 mil pessoas de todos os estados, no período de 20 a 24 de fevereiro, aponta que 36% dos brasileiros ainda não conhecem as datas da campanha, cuja primeira etapa teve início na segunda-feira. "Temos um universo importante de pessoas que não estão adequadamente informadas sobre a campanha", disse o ministro José Gomes Temporão.

Apesar da desinformação, o brasileiro está confiante em relação à eficácia da vacina. Segundo a pesquisa, 71% das pessoas sondadas acreditam que a vacina é eficaz, 83% não têm medo de tomar vacina e 84% dos pesquisados gostariam de tomar a vacina. "Se a avaliação é boa do ponto de vista da adesão, da confiança e da vontade, por outro lado ainda há um obstáculo a ultrapassar, que é o conhecimento", disse Temporão. O governo pretende imunizar 80% de cada um dos sete grupos prioritários para a vacinação. A meta é imunizar 91 milhões de pessoas contra a gripe A – dos quais 60 milhões estão em idade produtiva – e outras 20 milhões contra a gripe comum. A primeira fase da vacinação começou na segunda-feira para profissionais de saúde e grupos indígenas. A partir do dia 22, será a vez de gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças de 6 meses a menores de 2 anos.

Propaganda

Para dar mais visibilidade à propaganda da campanha, o ministério pediu ajuda de empresários. Ontem, Temporão orientou 87 representantes de empresas sobre como informar funcionários e colaboradores a respeito da vacina. Algumas empresas afirmaram que vão anunciar o cronograma de vacinação em veículos internos e em outros locais, como extratos bancários. O site do ministério (www.saude.gov.br) dispõe de um serviço de aviso por e-mail sobre as datas de vacinação. Em dois dias de funcionamento do serviço, 12,8 mil pessoas se cadastraram no serviço, informou o governo.

O Brasil registrou, nos primeiros dois meses de 2010, 165 casos suspeitos de gripe suína. Outras 121 pessoas foram hospitalizadas com síndrome respiratória aguda. Os números foram apresentados pelo secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, durante a palestra de ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]