• Carregando...
Professora Fernanda Wititney em aula de sobrevivência: crianças treinam com roupa | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Professora Fernanda Wititney em aula de sobrevivência: crianças treinam com roupa| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

No verão, cresce o número de acidentes com crianças em piscinas, lagos e rios. Segundo os dados mais recentes da ONG Criança Segura, os afogamentos são a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil: anualmente, quase 1,4 mil perdem a vida afogados. Além das medidas restritivas de acesso a esses locais, uma técnica promete fazer com que os pais fiquem mais seguros se porventura ocorrerem acidentes. Criado pelo doutor em psicologia norte-americano Harvey Barnett, o Infant Swim Resource (ISR) é um método de sobrevivência para crianças em quedas acidentais na água. A brasileira Fernanda Whitney, uma das instrutoras do método, divide seu tempo entre as aulas nos Estados Unidos, onde mora, e o Brasil. Confira a entrevista com ela:

Em que condições ocorrem os afogamentos infantis?

Enquanto as crianças brincam na água, os pais ficam atentos. O problema ocorre quando não estão na piscina e os pais se distraem por alguns momentos. Segundo estimativas de especialistas, uma criança se afoga em apenas 20 segundos. O pior é que o afogamento é silencioso, a criança cai na piscina, engole água e afunda em pouco tempo, o que pode ser fatal.

Como funciona a técnica ISR?

Na piscina, os bebês menores aprendem a virar o corpinho, boiar e esperar ajuda, enquanto os maiores combinam a técnica com a natação – eles viram, boiam, descansam um pouco e em seguida nadam em busca da escadinha da piscina.

A partir de qual idade a criança pode treinar?

Meninos e meninas entre 6 meses e 6 anos. São seis semanas de aulas, cinco vezes por se­­ma­na, com duração de dez minutos cada. Nos últimos dias do curso, as crianças fazem aula inclusive vestidos – com roupas de verão e de inverno – para simular uma si­­tuação real, já que, normalmente, as quedas na piscina acontecem em momentos inesperados, não quando a criança está com roupa de banho brincando com os pais.

Crianças que não sabem nadar podem fazer as aulas?

Sim, a técnica da natação em si não tem a ver com o método de sobrevivência. Se uma criança que sabe nadar cai na piscina de roupa, ela também pode se afogar, porque fica assustada e não sabe como agir. Mesmo as crianças que não sabem nadar podem aprender as técnicas de sobrevivência.

Quais outras formas de prevenir afogamentos?Cercar a piscina é uma forma muito importante de prevenção, pois quanto mais segurança, melhor. Mas nada substitui a vigilância constante dos pais.

Serviço:

As aulas de sobrevivência na água com a professora Fernanda Whitney vão até o fim de fevereiro. Em abril, a academia terá outro instrutor do método. Academia Gustavo Borges. Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 85. Telefone (41) 3339-9600. Informações sobre as próximas aulas no Brasil: www.isrbrasil.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]