• Carregando...
 |
| Foto:

Quem não conhece a expressão "bundinha de ne­­nê"? Sinônimo de maciez, ela resume bem como é a pele de uma criança recém-nascida ou em seus primeiros anos de vida: uma área extremamente sensível, que precisa de muitos cuidados. E é assim principalmente na hora da limpeza. A troca de fraldas é um momento de atenção para os pais.

Segundo o médico pediatra Ismar Strachman, da Clínica de Crianças, os principais vilões do bumbum do bebê são as fezes e a urina. "Quanto mais duradouro o contato desses dejetos com a pele, mais o tecido dessa região sofre maceração, que é a popular assadura", diz. Para evitar o problema o pediatra recomenda manter o bebê sempre limpinho, seguindo algumas recomendações:

Lenços umedecidos só na rua

Apesar de o recomendado ser usar algodão e água morna, pode-se, em alguns casos, optar pelos lenços umedecidos. Eles não devem, porém, ser utilizados no dia a dia. Por serem uma espécie de papel o uso recorrente tende a irritar a pele dos bebês. Segundo especialistas, esses lenços são permitidos fora de casa, por questão de praticidade. Quando a mãe não puder carregar algodão e água, ela pode optar pelos lenços na hora da limpeza.

Água morna e algodão

Em casa, a limpeza da região do bumbum dos bebês deve ser feita de forma tradicional: deve-se passar um algodão com água morna, antes de colocar outra fralda. As toalhas de tecido não são recomendadas para as crianças até um ano de idade. Após essa idade elas podem ser usadas, desde que bem macias. Além dessa limpeza, é recomendado o uso de um óleo de amêndoas ou de uma pomada protetora para garantir a hidratação da região.

Troca periódica

O ideal é fazer a troca da fralda a cada três horas – intervalo de tempo semelhante ao da alimentação do bebê. Isso garante a pele sempre limpa, evitando irritações. Pela noite, com as opções modernas de fraldas noturnas (que absorvem a sujeira por mais tempo), pode-se aumentar o intervalo entre as trocas. Elas podem ser feitas até de seis em seis horas. Porém, deve-se observar a sensibilidade da pele da criança. Se ela tiver propensão à irritação, as trocas devem ser mais constantes.

Roupas

Após a limpeza, é hora de colocar uma nova roupa no bebê. Para isso, evite lavar as cuecas, calcinhas e demais peças com excesso de substâncias fortes, como amaciantes. Isso também pode causar irritação na pele, levando ao surgimento de assaduras ou bolhas. O ideal é utilizar apenas sabão neutro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]