• Carregando...
 | Valterci Santos/Gazeta do Povo
| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Composição nutricional

Em 100 g de camarão de água salgada cru

> Calorias 47 Kcal

> Proteína 10g

> Colesterol 124mg

> Cálcio 51mg

> Fósforo 234mg

> Sódio 201mg

> Potássio 72mg

> Magnésio 27mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO)

Salada de camarões com iogurte natural (foto)

Confira a dica do chef Luciano Karam, do restaurante Albatroz:

Ingredientes

200 g de camarões médios

1 folha de louro fresco

1 cabeça de alface americano

2 copos de iogurte natural (500 ml)

Raspas de 1 limão

Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Semente de papoula

Modo de preparo

Cozinhe os camarões com a folha de louro em fogo baixo, deixando levantar fervura por apenas 2 minutos. Reserve na geladeira até ficar resfriado. Para fazer o molho, coloque os iogurtes e as raspas de limão em uma tigela e emulsifique o molho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve em geladeira até resfriar. Para montar o prato, coloque em uma travessa funda a alface americana rasgada. Acrescente 2/3 dos camarões sobre a alface. Coloque o molho de iogurte. Para finalizar, coloque o restante dos camarões e salpique com a semente de papoula.

Salada de Verão Exal

Ingredientes

Mista de folhas (alface americana, agrião, rúcula, radicchio ou folhas da sua preferência)

1 manga cortada em lascas

400 g de camarões rosa grandes (aproximadamente 6 unidades)

2 unidades de limão siciliano

20 ml de azeite extra virgem

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparoHigienize as folhas em água corrente. Se possível, logo após deixe em solução de hipoclorito por 10 minutos. Rasgue as folhas e reserve.

Em uma caçarola, aqueça dois litros de água. Quando ferver coloque um limão cortado ao meio. Comece separando a cabeça do corpo do camarão e, em seguida, coloque na caçarola por no máximo dois minutos. Corte a casca ao longo da barriga, retirando a casca e as pernas. Segure a cauda e puxe a carne com cuidado para não quebrá-la. Retire as vísceras com a ajuda da ponta de uma faca.

Esprema o suco de um limão, acrescente o azeite extravirgem e emulsione.

Coloque o sal e a pimenta a gosto.

No centro do prato coloque as folhas rasgadas e misturadas, distribua as lascas de manga, coloque os camarões e finalize com o molho.

O camarão é o centro das atenções na temporada. Mas muitos ouvem restrições quanto a esta iguaria tão degustada no verão, entre elas que a cabeça não pode ser comida, que causaria alergia e que concentraria muito sódio.

Sobre consumir ou não a cabeça do crustáceo, a verdade é que não há problemas, de acordo com o oceanólogo Antonio Ostrensky, professor do departamento de zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "É só uma questão de sabor. Ela é mais ácida e tem mais gordura". Quem acha que a sujeira fica na cabeça, está enganado. Ela fica no corpo todo. "O sistema digestório vai da cabeça, onde as enzimas são liberadas, até a cauda, mas ambas podem ser ingeridas sem preocupação."

Muita sujeira

Quem não come camarão pensando que ele faz mal por se alimentar dos detritos do mar, pode incluí-lo no menu. "Sua alimentação não o torna nocivo. Tudo o que ele ingere sofre a ação das enzimas durante a sua digestão e não é prejudicial para os humanos", diz Ostrensky.

Se a sujeira não é um empecilho para o consumo, um ponto negativo é a quantidade de colesterol presente nos camarões, maior do que em outros frutos do mar. "O colesterol forma placas de gordura que atrapalham a circulação sanguínea. Quem tem problemas cardíacos deve evitar o consumo exagerado", diz a nutricionista Viviane Valle Souza, professora da Universidade Positivo.

Sódio demais

Rico em sais minerais, os seus destaques são o cálcio, potássio e fósforo. O sódio presente no camarão pode agravar quadros de hipertensão, segundo Viviane. "Ele acumula líquido no organismo e sobrecarrega o rim". Mas o camarão não é o grande vilão. Comparado a produtos industrializados, é o mais inofensivo. Segundo Os­­trensky, em 100 gramas de biscoito cream cracker (23 unidades) há 854 miligramas do mineral. Em 100 gramas de camarão cru, há 201 miligramas. O máximo de sódio que um adulto pode ingerir é 2,4 gramas por dia. "É preciso comer um quilo de camarão para esgotar a cota. Para quem precisa evitar a ingestão de sódio, camarão não é o problema", diz Ostrensky.

Alergia não tem cura

As proteínas do camarão são as responsáveis pela alergia, pois são estranhas ao nosso organismo. Segundo o médico Maurício Martins, chefe do serviço de alergia e imunopatologia do Hospital Cajuru, quem não tem alergia é porque desenvolveu tolerância a essas proteínas. Os alérgicos a outros elementos, como lactose, glúten e até quem tem rinite, provavelmente têm mais propensão à intolerância.

Testes feitos no consultório de um alergologista podem identificá-la previamente. "O paciente entra em contato com um extrato de camarão por meio de uma picada de agulha bem superficial. Depois de 20 minutos, se houver reação alérgica, aparece uma bolinha vermelha no local". Mesmo assim a pessoa pode ter uma reação alérgica na hora em que comer, pois existem muitas proteínas diferentes no alimento e só é possível testar as principais.

A reação mais comum é na pele. Aparecem placas vermelhas que coçam muito. Outra forma é a gastrointestinal, que causa náuseas e dor abdominal. "Se a pessoa está com um grupo de amigos, todos comem camarão e só ela sente náuseas e dores, possivelmente é alérgica."

A alergia acontece independentemente da quantidade ingerida. E para a tristeza dos que não podem comer camarão, não tem cura. O tratamento é a restrição. Teoricamente, persiste pela vida inteira. Mas, segundo Martins, há uma remota possibilidade de sumir com o tempo.

Dicas

O chef Christiano Queiroz, da Exal - Excelência em Alimentação, dá dicas de como comprar, conservar e limpar o camarão

Na hora de comprar, prefira os camarões inteiros. Olhos e antenas precisam estar intactos. Quando a cabeça está soltando é porque não são frescos.

Procure peixarias com alta rotatividade, como as do Mercado Municipal, onde o produto está sempre fresco.

Consuma, de preferência, logo após a compra.

É possível conservá-lo dois dias na geladeira, sempre nas partes altas, onde á temperatura é mais fria.

Coloque-o em um recipiente com pedras de gelo. Para congelar, leve-o ao freezer logo depois de comprar. Descongele dentro da geladeira.

Na hora de preparar, aqueça a água e coloque um limão cortado ao meio para aromatizar. Se o camarão for grande, retire a sujeira que fica nas costas.

Se for pequeno, não precisa limpar.

Cozinhe na água fervente por no máximo dois minutos.

Se for fazer sem casca, retire-a somente na hora do preparo, para conservar melhor o sabor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]