• Carregando...

Pelo menos cinco municípios da Região Metropolitana de Maringá (RMM) não apareceram na lista de inscritos do programa Mais Médicos, divulgada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (26): Bom Sucesso, Cambira, Floraí, Jandaia do Sul e Ourizona. Ao todo, 286 municípios do Paraná, ou seja, 72% das prefeituras do estado, se inscreveram na primeira fase do programa. O segundo mês de adesão terá início em 15 de agosto.

O secretário de Saúde de Bom Sucesso, Marco Aurélio Raniero, estranhou o fato da cidade não ter aparecido na primeira lista divulgada pelo Ministério da Saúde. "Nos inscrevemos sim, no dia 10 de julho. Não recebi nenhuma lista [de municípios inscritos], mas no sistema aparece que foi feita a inscrição", garantiu. "O sistema confirma nossa adesão."

Os secretários de Saúde de Jandaia do Sul e Floraí não atenderam às ligações da reportagem para comentar o assunto. Já a secretária de Saúde de Ourizona, Andrea Cristiana Pires, não foi encontrada na secretaria e o celular dela não foi informado. A reportagem também ligou para a Prefeitura de Cambira, mas o telefone do local não estava funcionando por volta das 17h30.

O programa

O Mais Médicos foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em 8 de julho, com dois eixos centrais: levar médicos brasileiros e estrangeiros a cidades com carência desses profissionais, e ampliar em dois anos os cursos de medicina.

O programa ganhou críticas de entidades médicas, escolas de medicina e parlamentares. Uma campanha, difundida nas redes sociais, orientou médicos a fazerem a pré-inscrição – inflando os números do programa – mas não finalizarem o cadastro.

Médicos inscritos

O número de médicos inscritos no programa indica que a primeira rodada de inscrições pode cobrir apenas 30% da demanda feita por prefeitos de todo o país. Pelo Mais Médicos, as cidades pediram 15.460 profissionais ao Governo Federal. Do total de inscritos, 3.891 são médicos que já atuam no Brasil. Os demais, 766, têm registros profissionais em outros países (podendo ou não ser estrangeiros).

Os dados revelam que pouco mais de 25% dos 18.450 médicos que fizeram a pré-inscrição para a primeira rodada do programa finalizaram o cadastro e estão aptos a serem deslocados a cidades com falta de profissionais. Para os médicos brasileiros a inscrição está encerrada; os médicos que atuam no exterior, minoria entre os pré-inscritos, ainda têm até 8 de agosto para fazer o cadastro.

Objetivo

O próximo passo do Ministério da Saúde será cruzar os dados dos médicos inscritos com as cidades que demandaram profissionais. Somente após esse cruzamento de dados e a confirmação de interesse por parte do profissional, o governo saberá quantos médicos, de fato, irão para municípios cadastrados no programa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]