• Carregando...

São Paulo - A FDA, agência que regula medicamentos nos EUA, publicou um alerta ontem informando que o uso em conjunto dos antirretrovirais saquinavir e ritonavir – usados no tratamento de pacientes com HIV – afetam o funcionamento elétrico do coração e au­­mentam o risco de problemas cardíacos. Os dois medicamentos, da classe dos inibidores de protease, são usados no Brasil.

A agência está revisando dados de ensaios clínicos sobre os efeitos potencialmente graves dessas drogas para reavaliar o risco do uso delas em associação. Segundo a FDA, a investigação ainda está em andamento; entretanto, os profissionais de saúde e seus pacientes devem estar cientes desse risco.

Segundo o infectologista Caio Ro­­senthal, do Emílio Ribas, os medicamentos costumam ser prescritos em conjunto para pacientes tratados contra tuberculose. "O número de pacientes soropositivos com tuberculose ainda é preocupante e bastante significativo. A tuberculose é a infecção oportunista mais frequente nessas pessoas. E os pacientes não podem interromper a medicação", disse. Em alguns casos, é possível substituir o uso desses medicamentos por outro de outra classe, com menos efeitos colaterais.

Segundo o infectologista Adria­no Oliveira, da Sociedade Brasileira de Infectologia, o saquinavir e o ritonavir têm, cada vez mais, caído em desuso. "Existem outras combinações que têm menos efeitos colaterais e trazem mais comodidade ao paciente, com menos comprimidos por dia", diz. Mas os dois ainda são importantes para os pacientes que têm resistência a outros medicamentos.

A Agência Nacional de Vigilân­cia Sanitária (Anvisa) informou, por meio da assessoria de imprensa, que está acompanhando essa questão envolvendo os antirretrovirais, mas que, por enquanto, os benefícios do tratamento com essas drogas são maiores do que os riscos de problemas cardíacos. A agência sugere que os médicos reforcem o acompanhamento dos pacientes que usam as drogas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]