• Carregando...

A FDA (agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA) anunciou, nesta segunda-feira (16), que acaba de aprovar o uso do primeiro medicamento para combater a contaminação pelo HIV, vírus que provoca a aids. O remédio, desde que tomado uma vez por dia e associado com práticas sexuais saudáveis, pode ser usado para reduzir o risco de contrair sexualmente o HIV (forma mais comum do vírus).

Em texto publicado no site da FDA, Debra Birnkrant, diretora da divisão de produtos antivirais da agência, explica que o Truvada funciona para prevenir que o HIV se estabeleça e se multiplique no corpo. De acordo com ela, apesar de essa ser uma nova forma de uso aprovada, o remédio não é novo. Ele foi autorizado pelo FDA em 2004 para uso em conjunto com outros medicamentos para tratar portadores de HIV, adultos ou crianças com mais de 12 anos de idade.

"Nos anos 80, no início dos 90, o HIV era visto como uma doença que ameaçava a vida; em algumas partes do mundo ainda é. Avanços médicos, em conjunto com a disponibilidade de cerca de 30 drogas individuais, nos permitiram tratá-la [a aids] como uma doença crônica na maior parte do tempo", diz Birnkrant. "Mas ainda é melhor prevenir do que ter de tratar uma infecção por HIV pela vida toda."

Por se tratar de um medicamento antiviral, pode haver vários efeitos colaterais, como cólicas, vômitos e diarreias. Em função disso, o Truvada só deve ser ingerido por quem está no grupo de risco, como pessoas que se relacionam com portadores do HIV, além disso, a camisinha deve sempre ser utilizada, segundo recomenda a agência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]