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Fibras para uma vida melhor

Embora as fibras encontradas nos alimentos não sejam digeridas ou absorvidas pelo organismo, uma alimentação rica neste nutriente traz diversos benefícios à saúde

  • 30/06/2009 21:03
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Confira algumas dicas para melhorar sua dieta:

Benefícios

As fibras reduzem os níveis de LDL (chamado de mau colesterol), auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Estão sendo realizados estudos sobre sua ação na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de intestino. Outra vantagem é que auxiliam na regularidade intestinal e na sensação de saciedade, o que auxilia em tratamentos contra a obesidade.

Onde encontrar

De maneira geral, as fibras podem ser divididas em solúveis e insolúveis. No entanto, esta classificação não tem sido mais utilizada, já que os dois tipos de fibras têm funções similares e os alimentos têm frequentemente uma mistura delas. O ideal é ter uma dieta balanceada com diferentes fontes de fibras como: frutas (mamão, maçã, pera, laranja), legumes (feijão, ervilha, soja), cereais integrais (arroz, trigo, aveia), nozes (castanhas, avelãs, amêndoas), vegetais folhosos (espinafre, acelga, alface), sementes (girassol, linhaça), cascas e bagaço de frutas.

Quanto consumir

De acordo com dados do FDA (Food and Drug Administration), do departamento americano de saúde, o ideal para um adulto é consumir entre 25 a 35 gramas por dia. Para se ter uma ideia, uma porção de 40 gramas de cereal de granola tem cerca de três gramas de fibras e uma barra de cereal cerca de quatro gramas.

Para aumentar o consumo

Uma dica para ingerir mais fibras é comer as frutas com casca e bagaço, já que é nestas partes que muitas fibras se concentram.

A criatividade também auxilia na hora de elaborar os pratos, por isso acrescente nozes e sementes nas receitas. Outro ponto importante é evitar os produtos industrializados refinados, como salgadinhos e bolachas, e trocá-los por produtos integrais.

Fibras funcionais

As fibras encontradas em cápsulas ou em alimentos enriquecidos com fibras são conhecidas como fibras funcionais. Diferentemente das dietéticas, que são encontradas nos alimentos in natura, as funcionais são produzidas em laboratório, derivadas de alimentos, e mais potentes. Por este motivo, seu uso não deve ser indiscriminado e deve ser acompanhado por um profissional.

Fontes: Regina Vilela, doutora em nutrição e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Ricardo de Bem, médico do Instituto de Gastroenterologia do Paraná.

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