• Carregando...

A pele do rosto é mais sensível, por isso existem filtros solares específicos para ele. Conheça as opções e escolha o produto mais adequado ao seu tipo de pele, com informações de Paula Diniz, especial para a Gazeta:

Como funcionam

Os filtros solares impedem a passagem da maioria dos raios ultravioleta (UV) do sol, mas nenhum filtro protege 100%. Existem filtros físicos (refletem os raios UV) e químicos (absorvem os raios UV). É comum a associação dos dois para se obter um fator de proteção solar (FPS) maior. A concentração das substâncias que barram a radiação é o que dá o maior ou menor FPS. A forma de apresentação do filtro (diluído em gel, creme, loção ou fluído) não altera sua eficácia.

Tipos de pele

Para peles oleosas ou com acne, os filtros ideais são os não comedogênicos (não obstruem os poros), em gel ou fluido. As loções, mesmo oil free (sem óleo), podem causar cravos e espinhas. Os filtros em loção ou creme, mais oleosos, são indicados para peles secas. Quem tem a pele mista deve usar os fluidos ou loções oil free. Também existem os protetores sem perfume e os hipoalergênicos, recomendados para peles sensíveis.

Associação com outros produtos

Existem filtros que incluem componentes cosméticos – como hidratantes e antirrugas –, e componentes terapêuticos, para tratamento de manchas e acne, por exemplo. São eficientes desde que o FPS seja adequado ao tipo de pele. A mesma regra vale para as maquiagens com filtro solar em sua fórmula, como pós compactos, bases e batons. Elas devem ser aplicadas de maneira uniforme e retocadas nos mesmos intervalos do filtro solar comum.

Fator de proteção solar (FPS)

O FPS dos filtros vai de 2 a 100 no Brasil. A diferença entre eles é o tempo de proteção, embora não seja proporcional ao número. O número mede a proteção contra raios UVB (que queimam a pele e têm maior incidência das 10 às 15 horas), mas não mede a proteção contra raios UVA, emitidos desde o nascer do sol e muito nocivos, apesar de não deixarem a pele vermelha. O FPS mais indicado é o 30. A partir deste fator, o tempo de proteção do filtro aumenta muito pouco. Mesmo assim, os médicos recomendam que pessoas com peles, olhos e cabelos claros usem um FPS maior por segurança. Antes de escolher seu filtro solar, certifique-se de que ele protege contra raios UVA e UVB.

Aplicação

Na praia, piscina ou onde a exposição ao sol for maior, o filtro deve ser aplicado a cada duas horas, logo após o contato com a água ou quando houver transpiração intensa. Na cidade, onde normalmente não há tanta exposição, pode ser aplicado uma vez por período do dia. O ideal é usar o filtro mesmo nos dias chuvosos. Lembre-se de passá-lo sempre 30 minutos antes de sair ao sol e em quantidade suficiente para cobrir bem toda a pele. Se o filtro permite que sua pele fique vermelha, é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, reaplique o produto com um intervalo menor ou aumente o FPS.

Fontes: Marcos Montenegro, oncologista especialista em pele, do Hospital Erasto Gaertner; e Márcio Barbieri, dermatologista do mesmo hospital e da Clínica Saint Paul

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]