• Carregando...
A publicitária Juliana Melendre controla a alimentação, corre e faz academia: barriguinha foi última a sair | Hugo Harada/Gazeta do Povo
A publicitária Juliana Melendre controla a alimentação, corre e faz academia: barriguinha foi última a sair| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Alimentação

Comidas e bebidas também ajudam a ganhar ou a perder barriga. Confira os vilões e os heróis da gordura localizada:

Forma barriga

- Álcool, principalmente cerveja.

- Frituras e gorduras em geral.

- Doces, principalmente com açúcar refinado.

Elimina barriga

- Alimentos lácteos ricos em cálcio.

- Muita água. O excesso ajuda a queimar a gordura armazenada enquanto a desidratação a mantém no corpo.

- Refeições menores. Pular refeições faz com que o corpo entenda que há falta de comida e armazene mais gordura. O ideal é comer menos e a cada três horas.

- Dieta variada. Repetir alimentos funciona da mesma forma que pular refeições. O corpo entende como situação de estresse e armazena gordura.

Fontes: Lili Purim Niehues, presidente do Conselho Regional de Nutrição do Paraná e Gabrielle Macedo Salomão, nutricionista da Paraná Clínicas.

Barriga lisa e definida é o sonho de muitos para o verão, mas consegui-la não é nada fácil e rápido. Mesmo quando se começa uma dieta ou rotina de exercícios físicos, a gordura abdominal é a última a sumir. A explicação é simples, embora a solução seja demorada e requeira paciência. Por isso, a melhor hora de começar a se preparar para o próximo verão é agora. "A região abdominal tem, além da gordura externa – que fica entre a pele e o músculo –,a gordura visceral, que é a que se acumula no fígado, pâncreas e intestino. Esta sai com mais dificuldade porque é uma gordura forte, enraizada, que não está associada à musculatura", explica Alcides Branco Filho, cirurgião do aparelho digestivo e especialista em cirurgia bariátrica da Santa Casa de Curitiba.

Além disso, no abdome existe maior quantidade de células gordurosas, pois é a região do corpo que tem o tecido adiposo mais grosso. Mas para que ele se acumule e forme a barriguinha não são necessárias apenas má alimentação e falta de exercício. O fator genético também conta. Segundo a professora de cirurgia plástica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ruth Graf existem dois formatos de corpo. O chamado pera, no qual a gordura se acumula no quadril e nos glúteos, e o maçã, no qual a gordura fica concentrada no abdome. Portanto, quem tem o segundo tipo tem mais chance de formar barriga.

Independentemente da anatomia, homens têm mais dificuldade de perder a barriga que as mulheres, porque a gordura que mais se acumula no corpo deles é a visceral, enquanto a feminina é a que fica entre pele e músculo. "Mas, nos dois casos, a idade também é importante porque depois dos 25 anos o organismo tem mais dificuldade de queimar células gordurosas", diz Ruth.

Mas a preocupação com a barriga não deve ser apenas estética. Branco Filho explica que a gordura acumulada no abdome pode indicar diabete, hipertensão e colesterol alto e por isso perdê-la também é questão de saúde. Atenta a isso, a publicitária Juliana Melendre, 34 anos, faz atividade física com fre­­quência desde os 24 e controla a alimentação. Além de ir à academia, ela corre, mas conta que sentiu que a barriga foi a última a sair, mesmo depois de emagrecer. "Hoje, depois de muito esforço, não tenho mais, mas como minha mãe tem pressão alta, minha preocupação é mais com a saúde do que com a estética", conta.

Como resolver

Os médicos são unânimes em dizer que não há método mais eficaz para perder barriga do que dieta combinada com atividade física. Só que não basta fazê-las até o ponto em que se alcança o peso desejado. É preciso ter paciência e continuar um pouco mais, já que a barriga vai ser o último lugar em que o corpo vai gastar a gordura que está em excesso. "O que vai fazer com que a pessoa perca gordura é a intensidade do exercício físico, mas não adianta achar que dá para perder só a barriga, isso não existe. O emagrecimento é no corpo todo", diz o médico fisiologista do Hospital Santa Cruz Rodrigo Alexandre Camargo.

O professor do curso de Educação Física da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Marco Matta explica que, por causa dessa dificuldade de perder gordura em um ponto só do corpo, apenas exercícios abdominais não são suficientes, porque atividades físicas locais não fazem com que se perca gordura localizada. "O que eles vão fazer é trabalhar a musculatura dessa região apenas, o que dá uma sensação de que a barriga diminuiu. Na verdade, ela fica mais dura, mas a gordura não some". Além deles, os execício oblíquos são fundamentais porque tonificam a lateral da barriga, o que melhora a sensação de que ela está caída.

Cirurgia

Uma forma rápida de perder gordura na barriga é a lipoaspiração. Só que Ruth adverte que a única gordura que sai com a cirurgia é a externa. A que está acumulada nos órgãos é perdida apenas com dieta. "Por isso esse método é mais eficiente nas mulheres", diz.Na lipoaspiração as células de gordura são eliminadas definitivamente e por isso a gordura que foi retirada da barriga não volta. "A pessoa pode engordar novamente, mas vai ser menos do que antes", diz a médica. Para os que têm receio de cirurgia, Ruth diz que existe um procedimento não invasivo, o chamado ultrashape, que parece uma ultrassonografia e que rompe as células de gordura, eliminando-as pelo fígado e pelos rins. "A diferença é que o resultado é mais lento que na cirurgia. É ideal para aquelas pessoas que não são obesas mas que têm barriga e o famoso pneuzinho", diz. Para um resultado efetivos são necessárias cerca de três sessões. O preço de cada sessão fica entre R$ 650 e R$ 750.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]