Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

Grupo jovem começa a ser vacinado hoje

Ano passado, faixa de 20 a 29 anos concentrou 24% dos casos de gripe suína e 20% das mortes

Campanha de vacinação contra a gripe vai de 25 de abril até 13 de maio | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Campanha de vacinação contra a gripe vai de 25 de abril até 13 de maio (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

São Paulo - Começa hoje a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe suína, destinada a jovens saudáveis de 20 a 29 anos. Durante o período de imunização desse grupo, que vai até o dia 23, também poderão ser vacinadas crianças de 6 a 23 meses e doentes crônicos. As grávidas, em qualquer período de gestação, podem procurar os postos de saúde até o dia 21 de maio.

O Ministério da Saúde espera imunizar 80% do público-alvo, formado por 35,1 milhões de pessoas. No ano passado, a faixa etária entre 20 e 29 anos foi a que teve o maior número proporcional de complicações por causa do vírus H1N1 – 24% do total de 44.544 casos registrados no país. O grupo também concentrou 20% das mortes no período.

Para receber a vacina basta procurar um posto de saúde levando documento de identidade com foto. Os doentes crônicos não precisam apresentar atestado médico comprovando a doença. As crianças devem ir acompanhadas dos pais ou responsáveis e levar a carteira de vacinação.

Na quarta fase da campanha, entre 24 de abril e 7 de maio, se­­rão vacinadas pessoas a partir dos 60 anos com doenças crônicas. De 10 a 21 de maio, a imunização será destinada aos adultos com idades entre 30 e 39 anos.

Parâmetros

A segunda etapa começou no dia 22 de março e deveria se estender até a última sexta-feira, mas, em decorrência do feriado prolongado de Páscoa, deverá seguir simultaneamente com a terceira etapa da campanha.

A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, além de gestantes e pessoas com doenças crônicas.

A vacinação ocorre antes do inverno, período em que as gripes aparecem de forma mais acentuada. A medida já ocorreu em boa parte dos países do Hemisfério Norte e agora começa no Hemisfério Sul. No mundo, ao menos 16 mil pessoas já morreram devido à doença. No Brasil foram cerca de 1,7 mil.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.