• Carregando...

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou na tarde desta quinta-feira (14) que irá cancelar a partir desta sexta-feira (15) a realização de cerca de 770 exames por dia devido a greve dos servidores técnico-administrativos. A paralisação das atividades é nacional e atinge cerca de 40 universidades federais desta a última segunda-feira (11). Serão afetados diversos serviços do hospital, como coleta de urina e fezes para análises de laboratório, além de raio-x, tomografia, ultrassom e endoscopia digestiva.

O comunicado do HC informa que "os demais exames (métodos cardiológicos, mamografia, função pulmonar) permanecem com atendimento normal. Os pacientes agendados devem comparecer normalmente até nova comunicação."

Na nota distribuída à imprensa, o HC afirma ainda que os "pacientes dos ambulatórios de anticoagulante, hematologia e Oncologia (tratamento de câncer), Transplante de Medula Óssea, Transplante Hepático e Gestantes de alto risco devem se dirigir diretamente às suas clínicas".

A categoria reivindica piso salarial de três salários mínimos, incentivos à qualificação profissional e isonomia de salários e benefícios entre os Três Poderes. A greve dos servidores, soma-se a paralisação dos professores das universidades federais, que entraram em greve por tempo indeterminado em 21 de maio.

Além disso, cerca de 400 médicos do HC irão realizar um novo protesto nesta sexta-feira (15) para pedir alterações na Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que trata da remuneração e da jornada de trabalho de profissionais de saúde. Pela sexta vez, os profissionais irão manter apenas o atendimento de urgência e emergência.

Serviço

Hospital de ClínicasPacientes com dúvidas sobre exames e consultasTelefone: (41) 3360-1800

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]