• Carregando...
Campanha de orientação - Quem passeou pelos corredores do Shopping Mueller ontem, em Curitiba, recebeu orientações sobre a hipertensão. Profissionais do Hospital Cardiológico Costantini deram às pessoas dicas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, além de medir a pressão arterial e o índice de massa corporal | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Campanha de orientação - Quem passeou pelos corredores do Shopping Mueller ontem, em Curitiba, recebeu orientações sobre a hipertensão. Profissionais do Hospital Cardiológico Costantini deram às pessoas dicas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, além de medir a pressão arterial e o índice de massa corporal| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Brasília - O número de pessoas com hipertensão no Brasil cresceu 13,4% em três anos, passando de 21,5% para 24,4% da população. O levantamento, feito em 2009 com 54 mil adultos a pedido do Ministério da Saúde, mostra que o aumento foi registrado em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos: 63,2% das pessoas com mais de 65 anos apresentam o problema.

Ao anunciar os números on­­tem, o ministro José Gomes Tem­­po­­rão aconselhou a prática de sexo para combater a doença. "Fazer sexo ajuda", sentenciou o ministro. "As pessoas têm de se mexer. A pelada do fim de semana não deve ser a única atividade. Os adultos devem praticar exercícios, caminhar, dançar, fazer sexo seguro."

As declarações foram dadas no lançamento de uma campanha de prevenção contra a doença, feita em conjunto com sociedades brasileiras de Cardiologia, de Hi­­per­­tensão e de Nefrologia. A principal mensagem é: prevenir a pressão alta depende das opções in­­divi­­duais, como escolher alimentos saudáveis, manter o peso ideal, exer­­citar-se com regularidade e reduzir o consumo de sal. Mas Tem­­porão acrescentou à lista a prática de sexo. Ideal, emendou, para o combate ao estresse. "Cinco vezes por semana está bom", disse.

Incidência

A pesquisa mostra que a proporção de hipertensos é maior entre mu­­lheres: 27,2%, contra 21,2% dos homens. Entre os jovens, 14% das pessoas com até 34 anos têm a doença. E, quanto menor a escolaridade, mais frequente é o problema. Nas pessoas com 9 a 11 anos de estudo, 16,8% têm pressão alta. Já entre os que têm até 8 anos de escolaridade, o índice sobe para 31,5%.

Nas alturas

Na maioria dos casos a hipertensão é assintomática, por isso é importante aferir a pressão arterial regularmente. Veja abaixo os sintomas e como se prevenir:

Sintomas

> dor de cabeça ao acordar

> cansaço

> tontura

> sangramentos pelo nariz

> pressão acima de 140 x 90 mmHg

Como é possível prevenir a doença:

> controlar o peso, porque a obesidade aumenta o de problemas cardiovasculares.

> reduzir o consumo de sal, que retém líquido e aumenta a pressão arterial.

> praticar atividades físicas regularmente, pelo menos três vezes por semana.

> manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras.

> não fumar.

> não consumir bebida alcoólica em excesso.

Se não tratada, a hipertensão aumenta o risco de:

> enfarte

> acidente vascular cerebral

> falência dos rins

> alterações na visão

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]